> >
5 bons motivos para você se espreguiçar

5 bons motivos para você se espreguiçar

Veja por que vale a pena ficar uns minutos a mais na cama e aproveitar para se esticar. Sua saúde vai agradecer

Publicado em 29 de novembro de 2019 às 19:24

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Mulher se espreguiçando: hábito traz vários benefícios à saúde. (Unsplash)

Ao acordar, de manhã, você pula imediatamente da cama? Saiba que, mesmo com milhões de coisas para fazer durante o dia, você deveria gastar um tempinho a mais ali e aproveitar para se espreguiçar longamente. Sim, dar aquela esticada matinal faz bem!

Era o pretexto que você queria para demorar mais debaixo da coberta, né? Bom, esta matéria não é para incentivar a procrastinação. A ideia aqui é que isso não tome mais do que um, dois minutinhos seus. Então, deixe a pressa de lado neste breve instante do despertar e colha muitos benefícios para sua saúde.

A médica reumatologista Bruna da Mata Moura é totalmente a favor. E ela dispara aí a primeira vantagem: “Espreguiçar-se nada mais é do que se alongar. Isso ativa a circulação, levando mais sangue para os músculos e preparando o corpo para começar o dia”.

Logo vem o segundo benefício, segundo Bruna. Ter esse hábito matutino pode ser bom para quem sofre de dores crônicas. “Uma característica das dores reumáticas, por exemplo, é que elas são piores pela manhã. Então esse alongar do corpo, que é se movimentar, pode ajudar a reduzir essas dores”.

Espreguiçar-se pode, inclusive, ser importante para sua segurança. Quer apostar? “Quando dormimos, nosso corpo está relaxado, sem o tônus muscular. Por isso, algumas pessoas, quando se levantam muito depressa até sentem um pouco de tontura. Espreguiçar e levantar devagar pode evitar essa tontura e até uma queda”, observa a reumatologista.

Aspas de citação

Na verdade, a gente associa muito ao momento de acordar. Mas deveríamos fazer esse alongamento outras vezes ao longo do dia

Manoel Rocha
Médico
Aspas de citação

Para o médico Manoel Rocha, poucas coisas são tão naturais e prazerosas quanto uma boa espreguiçada pela manhã. “É muito gostoso! Parece até que contagia, igual o bocejo. E nada mais natural, né? É só observarmos o que os animais fazem. O gato e o cachorro, quando se levantam, eles espreguiçam. Ninguém os ensinou a fazer isso. É instintivo! Nós, humanos, esquecemos às vezes que somos animais”.

A lista de pontos positivos é grande. “É muito mais do que botar a preguiça para fora”, comenta ele, sem esconder seu entusiasmo pela prática.

De acordo com Rocha, está comprovado que esse movimento instintivo faz o organismo liberar substâncias importantes como a endorfina e a serotonina. “A endorfina é como a morfina, o mais potente analgésico que existe. Então é uma analgesia importante para não sentir dor mesmo! E tem a serotonina, que é o hormônio do bem-estar. Por isso é tão bom espreguiçar! Dá prazer realmente”.

Para o médico, o ideal é fazer desse gesto simples algo rotineiro, de todas as manhãs. “Na verdade, a gente associa muito ao momento de acordar. Mas deveríamos fazer esse alongamento outras vezes ao longo do dia”, defende.

Este vídeo pode te interessar

Bom, mas voltando para a esticada nas primeiras horas da matina, o médico orienta que ela seja feita por etapas. “O ideal é a pessoa começar a se espreguiçar enquanto estiver ainda deitada. Depois, ela continua ao se sentar. E, por último, pode se espreguiçar em pé. Deve ser gradativamente, de forma progressiva, alongando o corpo inteiro, da cabeça aos pés. Não vai demorar mais que um minuto. Mas se demorar mais, será mais benéfico ainda”, completa ele.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais