> >
Prêmio Nobel de Literatura é adiado em meio a escândalo sexual

Prêmio Nobel de Literatura é adiado em meio a escândalo sexual

Mais importante prêmio literário do mundo foi afetado pela denúncia de 18 mulheres

Publicado em 4 de maio de 2018 às 10:34

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Sara Danius, ex- secretária permanente da Academia Sueca em 2017, que renunciou depois das denúncias. (Reprodução/Wikipedia)

Responsável pelo Prêmio Nobel de Literatura, a Academia Sueca decidiu nesta sexta-feira que a edição deste ano será adiada. O mais importante prêmio literário do mundo foi afetado pela denúncia anônima de 18 mulheres de abusos sexuais contra o dramaturgo Jean-Claude Arnault, marido de um de seus membros, Katarina Frostenson, e ligado à Academia através de seu clube literário. O adiamento ou cancelamento do prestigiado prêmio não acontecia há décadas.

"A decisão acontece tendo em vista a diminuição da confiança pública na Academia", diz um comunicado.

A Academia, composta pela elite literária sueca, pretende conceder dois prêmios em 2019, incluindo o de 2018.

— Achamos necessário nos comprometermos em recuperar a confiança pública na Academia antes do próximo laureado poder ser anunciado — disse Anders Olsson, que é secretário interino da Academia.

Este vídeo pode te interessar

A crise desencadeada pela denúncia levou à renúncia de seis dos 18 membros da diretoria, incluindo a secretária permanente anterior, Sara Danius. Desde a sua criação, em 1901, o Nobel de Literatura só deixou de ser atribuído durante a Segunda Guerra Mundial, entre 1940 e 1943.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais