Sair
Assine
Entrar

  • Início
  • HZ
  • Pet
  • Ansiedade por separação: como ensinar seu cão a ficar sozinho em casa?
Animal de estimação

Ansiedade por separação: como ensinar seu cão a ficar sozinho em casa?

Ensinar o cachorro a ficar sozinho em casa é indispensável para o bem-estar do bichinho e para a harmonia do ambiente doméstico

Publicado em 15 de Maio de 2024 às 08:00

Publicado em 

15 mai 2024 às 08:00
Rachel Martins

Colunista

Rachel Martins

Cachorro ansioso
Na hora da ausência é que pode surgir a temida ansiedade por separação em cães Crédito: Freepik
Só quem tem um cão sabe o quanto doi antes de sair de casa deixá-lo sozinho com aquela carinha de “pidão”, abanando o rabinho, tipo implorando para o tutor não fechar a porta. É de doer o coração. A questão é que hoje, ainda por cima, isso virou uma normalidade, principalmente com o número alto de casais sem filhos.
E embora a gente saiba do amor enorme que os tutores têm por seus cães, eles precisam exercer suas atividades diárias, como, por exemplo, trabalhar. Nessa hora da ausência é que pode surgir a temida ansiedade por separação em cães. Esse comportamento é uma reação de estresse que ocorre quando o cão percebe a iminência da separação ou a ausência do humano.
Com isso, ele pode apresentar latidos excessivos, uivos, comportamentos destrutivos, ficar ofegante ou babar, andar de um lado para o outro e até mesmo realizar as necessidades fisiológicas em local inadequado. Outros sinais, como lambedura excessiva de alguma parte do corpo, apatia e depressão também são bastante comuns.
“Alguns cães apresentam o problema após vivenciar situações traumáticas, como, por exemplo, se ferir ou ter sido exposto a um barulho desconhecido enquanto estava sozinho. Mas na maioria dos casos está mesmo associado à falta de hábito, o animal não foi acostumado a ficar longe do tutor quando era filhote”, explica a Marina Tiba, médica-veterinária, Gerente de Produto da Unidade de Animais de Companhia da Ceva Saúde Animal.
Ensinar o cão a ficar sozinho em casa é indispensável para o seu bem-estar e para a harmonia do ambiente doméstico. “O ideal é começar gradualmente, deixando o cão sozinho por curtos períodos e aumentando a duração à medida que ele se sentir mais confortável e estabelecer uma rotina, pois isso dará ao pet a sensação de segurança e previsibilidade”, explica Marina.
O reforço positivo é uma estratégia indicada. A ideia é fazer o cão associar a solidão com algo positivo. “Quando estiver em casa, o tutor deve deixar o pet em uma área separada, uma zona segura por um período curto, oferecendo brinquedos recheados com petiscos ou outros objetos de interesse, fazendo com que associe a ausência do tutor a um momento agradável”, conta Marina.
Um comportamento que pode exacerbar a ansiedade dos pets é a hora da partida ou chegada. O ideal é evitar longas despedidas antes de sair e ao retornar não fazer grandes comemorações, tornando esses momentos normais e rotineiros. Outra dica é ouvir música suave ou sons relaxantes pode ajudar a acalmá-los na ausência do tutor. É importante não associar isso apenas com a separação - mantenha ligado enquanto estiver em casa”, indica Marina.
E se o cão continuar apresentando ansiedade por separação, é indispensável procurar a orientação do médico-veterinário.

Rachel Martins

Uma jornalista que ama os animais, assim é Rachel Martins. Não é a toa que ela adotou duas gatinhas, a Frida e a Chloé, que são as verdadeiras donas da casa. Escreve semanalmente sobre os benefícios que uma relação como essa é capaz de proporcionar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Exposição “Rembrandt – O mestre da luz e da sombra”
Após sucesso no Palácio Anchieta, exposição de Rembrandt segue para São Paulo
Animal está há cerca de um mês na região
Elefante-marinho é visto descansando em praia de Conceição da Barra; vídeo
Inteligência artificial já é realizada nas escolas e nas empresas
Evento no ES destaca Inteligência Artificial e profissões do futuro

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados