Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Futebol
  • Botafogo perde para o Peñarol, mas avança à final da Libertadores
Perdeu, e daí?

Botafogo perde para o Peñarol, mas avança à final da Libertadores

Glorioso soube aproveitar o 5 a 0 no Rio e mesmo derrotado por 3 a 1 diante do Penãrol, carimbou o passaporte para a inédita decisão. Rival mais uma vez é brasileira

Publicado em 30 de Outubro de 2024 às 23:51

Agência Estado

Publicado em 

30 out 2024 às 23:51
A Copa Libertadores vai ter mais uma final exclusiva de times brasileiros. É a quarta vez nos últimos cinco anos. Depois do Atlético-MG eliminar o River Plate na terça-feira, nesta quarta foi a vez do Botafogo passar pelo Peñarol, no estádio Centenário, em Montevidéu. O time brasileiro perdeu por 3 a 1, mas como havia vencido por 5 a 0 no Rio, ficou com a vaga na decisão.
Libertadores
Almada entrou no meio da partida e fez o gol do Botafogo, na derrota por 3 a 1 para o Peñarol Crédito: Vitor Silva/Botafogo
A final da Libertadores vai ocorrer no dia 30. A decisão será realizada em jogo único, no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina.
O Botafogo alcança pela primeira vez a final do principal torneio sul-americano, enquanto o Atlético-MG, campeão em 2013, chega pela segunda vez. Com isso, o Brasil, campeão das últimas seis edições, garante a 24ª taça da competição e encosta nos argentinos donos de 25 títulos.
Com a necessidade de obter uma vantagem de cinco gols, o Peñarol se lançou ao ataque desde o início. Liderada por Leo Fernández, a equipe uruguaia chegou quatro vezes na área do Botafogo nos primeiros cinco minutos. Na melhor delas, Baez chutou por cima do travessão de John.
Nos primeiros minutos, o Peñarol não deixou o Botafogo respirar e buscou ganhar todas as divididas, sempre com muita disposição física. Apesar da pressão, o time carioca mostra boa distribuição em campo e evita que lances perigosos sejam obtidos pelo adversário. O técnico Artur Jorge optou por deixar Luiz Henrique e Almada no banco de reservas.
Aos 17 minutos, em lance confuso dentro da área, o Peñarol reclamou uma penalidade em cima de Leo Fernández. A bola sobrou para Sequeira, que finalizou com perigo. Aos 19, Olivera, de cabeça, quase abriu o placar.
O Botafogo respondei aos 21 minutos, com cobrança de falta do lateral Alex Telles, que levou perigo à meta do goleiro Aguerre. Mas o Peñarol manteve o ritmo forte e conseguiu o primeiro gol aos 30 minutos, com Báez, que acertou um lindo chute de longe.
O estádio 'pegou fogo' e o Peñarol ganhou força para ir ao ataque e mandar uma bola na trave, aos 32, com cabeçada de Pérez. Mais cinco minutos e Báez quase marcou o segundo.
Além da pressão vinda das arquibancadas e do time do Peñarol, o Botafogo também passou a enfrentar as reclamações intensas e constantes do banco de reservas do time uruguaio.
Antes do intervalo, John fez defesa importante na cabeçada na pequena área de Pérez, após cobrança de escanteio. No intervalo, o goleiro do Botafogo tomou um pisão de Aguerre. O goleiro uruguaio foi expulso.
Com um jogador a mais, o Botafogo teve mais o controle do jogo na segunda etapa. Aos oito minutos, um pênalti foi marcado para o Botafogo. Mão de Rodriguez na área. Mas o VAR analisou a jogada e o penal foi anulado.
O técnico Diego Aguirre fez três alterações no Peñarol e aumentou a força física do time, que chegou ao segundo gol, aos 20 minutos, de novo com Baez.
A situação ficou mais complicada para o Botafogo, aos 24 minutos, quando Mateo Ponte foi expulso, após duas faltas violentas.
No Peñarol entrou o atacante Avenatti no lugar do lateral Milans, enquanto no Botafogo saiu o meia Savarino para a entrada do zagueiro Alexander Barboza. O time uruguaio ainda acredita na reviravolta e na classificação.
Aos 33, Marlon Freitas teve grande chance de marcar o primeiro gol do Botafogo, mas o goleiro De Amores evitou com boa defesa.
Com muita garra, o Peñarol não desistiu nos minutos finais e chegou a 20 finalizações, enquanto o Botafogo se defendeu como pôde e tentou gastar todo o tempo possível.
Aos 42, o Botafogo acabou acertou um contra-ataque. Almada tabelou com Marlon Freitas e marcou o primeiro gol brasileiro. Mas o Peñarol seguiu 'vivo' e ainda conseguiu marcar o terceiro gol por intermédio de Batista, aos 43. Não houve tempo para mais nada e o Botafogo ficou com a vaga na final.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem BBC Brasil
Como conquistar a Gen Z? As campanhas presidenciais testam suas armas
Treino da Seleção Brasileira
Seleção Brasileira encerra preparação para estreia com último treino em Nova Jersey
Aplicativos sugerem investimentos, mas decisões podem ser influenciadas por taxas, comissões e algoritmos
Saiba quanto investir por mês para conseguir juntar R$ 100 mil

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados