> >
Pela primeira vez na história, ES terá um jogo local com auxílio do VAR

Pela primeira vez na história, ES terá um jogo local com auxílio do VAR

Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) anunciou nesta segunda (27) que a final da Copa Espírito Santo 2022 terá o uso da ferramenta

Publicado em 27 de junho de 2022 às 18:39

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
VAR
Utilização do VAR no Espírito Santo é um marco histórico para o futebol capixaba. (Rafael Vieira/AGIF)

Desde 2017 em uso no Brasil, o VAR (Arbitro de Vídeo) tem sido uma ferramenta de muita discussão desde então. Enquanto nos lugares onde a ferramenta é usada alguns torcedores pedem para que não seja, nos lugares que não possuem o recurso o pedido é que seja implementado, como no Espírito Santo. Por isso, a Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) decidiu que irá acontecer uma partida de futebol no estado com uso do var pela primeira vez.

O jogo em questão será a final da Copa Espírito Santo 2022, disputada em jogo único no Kleber Andrade, em Cariacica, no dia 30 de Junho. O jogo que vale vaga para a Copa do Brasil do ano que vem, terá o auxílio da ferramenta, que será operada pela mesma empresa que opera para os jogos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os árbitros de vídeo a serem escalados serão oriundos do quadro da CBF, devidamente habilitados pela FIFA.

O vice-presidente da Comissão de Arbitragem da FES, Marcos André Gomes, explica que o VAR não será utilizado para qualquer lance e que irá servir apenas como auxílio, sendo a palavra final do árbitro de campo. “A tecnologia de vídeo só será usada para corrigir erros claros e incidentes não vistos nas situações pré-definidas e que podem mudar o rumo do jogo, como gol, pênalti, cartão vermelho direto e erro de identificação, que é quando o árbitro adverte ou expulsa o jogador errado. Porém, a decisão final será sempre do árbitro de campo”.

“É um marco para o futebol do Espírito Santo. Anseio de todos os amantes do esporte, o VAR, enfim, chega aos gramados capixabas. O Futebol moderno está se desenvolvendo a passos largos, um processo no qual a tecnologia exercerá um papel preponderante”, conclui Marcos André.

Pela primeira vez na história, ES terá um jogo local com auxílio do VAR

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais