ASSINE

Ifes de Colatina arrecada brinquedos e livros para crianças carentes

Há cinco pontos de arrecadação na cidade; doações podem ser feitas até dia 1 de outubro

Publicado em 11/09/2019 às 13h38
Atualizado em 12/09/2019 às 12h44
Integrantes da Liga da Alegria durante visita às crianças do Lar Mater Christi. Crédito: Divulgação | Liga da Alegria
Integrantes da Liga da Alegria durante visita às crianças do Lar Mater Christi. Crédito: Divulgação | Liga da Alegria

Faltando um mês, já tem gente pensando no Dia das Crianças. Na verdade, mais do que isso: pensando nas crianças carentes. Alunos e professores dos Ifes de Colatina e de Itapina, que é um distrito do município, começaram uma campanha para arrecadar brinquedos e livros para os pequeninos atendidos pelo Lar Mater Christi.

A arrecadação começou no início de setembro e vai até o dia 1 de outubro. Quatro dias depois, no primeiro sábado do mês, todo o material arrecadado será entregue para as crianças, que poderão passar um dia 12 mais alegre e ainda brincar bastante em uma festa antecipada. O objetivo é que os brinquedos e livros sejam usados durante as visitas quinzenais.

Intitulado de Liga da Alegria, o grupo conta com aproximadamente 30 pessoas e surgiu de um trabalho apresentado pelos alunos de administração do Ifes de Colatina, durante um workshop realizado em dezembro do ano passado. Avaliado como o de maior potencial de transformação social, ele ganhou apoio de duas entidades e virou um projeto de extensão.

Com o início oficial decretado em 1 de junho deste ano, o grupo já ganhou força e é formado atualmente por professores e alunos dos cursos de administração, sistema de informação, arquitetura e pedagogia do instituto federal. Além de um aluno da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rubens Rangel.

Há cinco pontos de arrecadação espalhados pela cidade de Colatina, no Noroeste do ES. Crédito: Divulgação | Liga da Alegria
Há cinco pontos de arrecadação espalhados pela cidade de Colatina, no Noroeste do ES. Crédito: Divulgação | Liga da Alegria

Uma das organizadoras, a professora Mauriceia Soares Pratissolli Guzzo explicou a atuação da equipe. “Através das visitas e das doações, damos suporte social a essas crianças e contribuímos para o desenvolvimento cognitivo delas. Esta é a nossa primeira grande campanha, mas já temos outra programada para o período do Natal”, contou.

Por enquanto, a liga atua junto apenas do Lar Marter Christi, mas a ideia é ampliar a ajuda para outras instituições já no próximo ano. “Nós queremos estender o projeto para conseguir ajudar mais crianças. A nossa intenção é que outras pessoas entrem no grupo e que elas continuem a fazer essas ações. Queremos criar uma cultura de solidariedade”, resumiu Mauriceia.

QUER AJUDAR?

Atualmente, o Lar Mater Christi está com crianças de um a cinco anos de idade. Por isso, os brinquedos devem ser adequados para essa faixa etária. Lembrando que é necessário que eles estejam em bom estado, embora não precisem ser novos. Já os livros podem ser interativos, educativos ou de histórias.

Para doá-los basta comparecer a um dos cinco pontos de coleta, que estão espalhados na cidade de Colatina. Na biblioteca municipal e na sede da Cáritas Diocesana, a arrecadação acontece em horário comercial. Já no Ifes de Colatina, no Ifes de Itapina e na EEEFM Rubens Rangel, as doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.