> >
Prédio do antigo IAPI será destinado à habitação social

Prédio do antigo IAPI será destinado à habitação social

Edilício que fica no Centro de Vitória será reformado e destinado a moradia popular

Publicado em 1 de março de 2018 às 17:38

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Grupo ocupou prédio do antigo IAPI . (Carlos Alberto Silva)

O prédio do antigo Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários (IAPI), próximo à Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória, será destinado à habitação social. A informação foi divulgada pela secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro. O edifício de 12 andares, que já foi ocupado no ano passado por famílias sem moradia, será reformado e contará com área comercial e elevador.

De acordo com Lenise, a prefeitura da capital homologou a possibilidade da ONG de habitação chamada Ahabitaes, credenciada pelo Ministério das Cidades, administrar as obras do prédio cedido por meio de edital público pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU), e realizar o credenciamento das famílias, que será feito pelo programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida. A obra teve de ser aprovada pelo Conselho para Casos Especiais do Plano diretor Urbano (PDU).

“Essa autorização do executivo é para uma obra especial porque ali não há vaga de garagem. É um prédio realmente com característica de edificação bem antiga, então o conselho aprovou a destinação para moradia popular”, afirmou Lenise Loureiro.

“Ter garagem antes era uma exigência. O conselho aprovou de imediato porque a cidade já entendeu que temos que flexibilizar sem maiores exigências as ocupações dos prédios do Centro”, complementa.

Ainda segundo a secretária, o dinheiro arrecadado do aluguel dos pontos comerciais ajudará na administração condominial. “As áreas restauradas serão fonte de receita para custear o condomínio. Até o poder público pode alugar. O condomínio terá elevador”.

Lenise Loureiro salienta que a destinação do prédio do IAPI faz parte da política de ocupação do Centro de Vitória e isso trará mais segurança para moradores e frequentadores do local.

OCUPAÇÃO

Em junho do ano passado, o prédio do antigo IAPI no Centro de Vitória foi ocupado por 156 famílias. O edifício pertencia à Superintendência do Patrimônio da União, que conseguiu na Justiça Federal o direito de reintegração de posse. Na época, os ocupantes alegaram que viviam de aluguel e que a maioria estava sem emprego. As famílias sem moradia se mudaram para outro prédio particular, também no Centro da Capital.

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais