> >
Governo da Itália planeja criar agência consular em Vitória

Governo da Itália planeja criar agência consular em Vitória

Local pode oferecer serviços como pedidos para a retirada de passaporte e também a solicitação de cidadania do país europeu

Publicado em 13 de junho de 2019 às 15:59

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Comitivas de italianos esteve no Palácio Anchieta e se reuniu com o Governador Renato Casagrande. (Eduardo Dias)

Os milhares de descendentes de italianos residentes no Espírito Santo podem ganhar uma nova opção de local para dar entrada em pedidos para a retirada de passaporte e cidadania do país Europeu. Se atualmente os atendimentos para a emissão de documentos acontece no Rio de Janeiro, o governo italiano estuda a possibilidade de abertura de um uma agência consular do país em Vitória.

Uma comitiva de representantes da Itália veio ao Espírito Santo nesta quinta-feira (13) e visitou dois prédios no Centro de Vitória, onde a agência consular pode ser instalada ainda neste ano. A comitiva contou com a presença de personalidades como o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, e o Cônsul Geral no Rio de Janeiro, Paulo Miraglia. O grupo também visitou o Palácio Anchieta nesta quinta-feira (13) e se reuniu com o governador Renato Casagrande (PSB).

Governo da Itália planeja criar agência consular em Vitória

Os prédios para a possível instalação da agência consular foram oferecidos pelos governo capixaba. Uma das opções de espaço fica no edifício Michelini, próximo da Praça Costa Pereira. O local tem um auditório que comporta até 80 pessoas, no 11º andar, e um conjunto de salas no pavimento superior, com acesso e já adaptado para pessoas com necessidades especiais.

Embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini. (Eduardo Dias)

Outro espaço visitado foi o Edifício Portugal, na rua General Osório, também no Centro de Vitória. Representantes da comitiva afirmaram que as duas opções serão analisadas e a possível inauguração da agência consular poderá acontecer até o final de 2019. A expectativa inicial é para que local tenha, pelo menos, dois funcionários: um responsável pela emissão de passaportes e outro para setor de cidadania italiana.

O embaixador Antonio Bernardini exaltou a grande quantidade de descendentes italianos em terras capixabas. "O Espírito Santo é um estado com a presença italiana muito grande e relevante. O Espírito Santo foi o destino de muitos italianos e é uma das comunidades mais relevantes", opinou o embaixador.

Ainda não há uma projeção se a oferta do serviço oferecido em Vitória diminuiria o tempo para obtenção dos documentos. O maior benefício a curto prazo será a não obrigatoriedade de viagens ao Rio de Janeiro para realizar os serviços.

Este vídeo pode te interessar

O município de Santa Teresa, na região Serrana do Estado, já foi reconhecido pelo governo federal como a primeira cidade fundada por imigrantes italianos no país. Atualmente estima-se que dos cerca de 3 milhões e 800 mil habitantes no Espírito Santo, mais de 60% tenha descendência italiana. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais