> >
Após reclamações de insegurança, Cinco Pontes ganha iluminação

Após reclamações de insegurança, Cinco Pontes ganha iluminação

Local foi palco de assassinato no último mês, quando ciclista foi baleado durante assalto; escuridão na estrutura era reclamação recorrente de que atravessa a ponte diariamente

Publicado em 6 de junho de 2019 às 22:44

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Ponte Florentino Avidos. (Diego Alves)

Após várias reclamações de ciclistas e pedestres que passam diariamente pela Ponte Florentino Avidos, conhecida como Cinco Pontes, a estrutura recebeu nova iluminação nesta quinta-feira (6). Agora, a ponte conta com 30 projetores com lâmpadas vapor metálico de 150w.

Após reclamações de insegurança, Cinco Pontes ganha iluminação

Quem passa pela ponte dizia que a escuridão favorecia a insegurança na região. Em maio, 0 ciclista Carlos Renato de Souza, de 45 anos, foi morto por bandidos que o assaltaram em cima da ponte, que liga Vitória a Vila Velha.

VEJA FOTOS

ESCURIDÃO

A Cinco Pontes ainda ficou sem luz por alguns dias mesmo após os bandidos matarem Carlos, e a reportagem do Gazeta Online ouviu moradores e ciclistas que precisam transitar pelo local todos os dias. De acordo com o cicloativista e membro fundador da União dos Ciclistas do Brasil, Fernando Braga, "o ladrão cobra pedágio".

Aspas de citação

Ladrão sempre teve. E ele vai aonde está mais fácil. Lá, sem polícia e sem luz, é o lugar ideal

Fernando Braga
Aspas de citação

Na ocasião, Fernando comentou que a sorte dele sempre foi ser conhecido na região, mas disse que já ficou sabendo de inúmeros episódios de amigos que até se recusavam a passar pela Cinco Pontes. "Eu passava direto porque trabalhava em Vitória e Cariacica, em horários diferentes, e morava em Vila Velha. Tinha dia que passava até quatro vezes pela região. Era muito deserto", destaca.

A vendedora Vilma de Jesus Santos, de 49 anos, que também conversou com a reportagem na ocasião, explicou que passar pela ponte à noite não faz parte da rotina dela por medo de ser assaltada.

Cinco Pontes ainda sem luz mesmo após bandidos matarem ciclista. (Ricardo Medeiros | GZ | Arquivo)

“Eu passo por ela quase todo dia, mas é raro atravessar quando já está escuro porque frequentemente fico sabendo de alguém que é vítima de assaltantes por aqui”, diz ela, que mora em Argolas, em Vila Velha, mas cruza as Cinco Pontes para ir à Capital.

PREFEITURA DETALHA NOVA ILUMINAÇÃO

De acordo com a Prefeitura Municipal de Vitória, são três projetores em cada arco, posicionados dos dois lados da ponte. O foco está nas passarelas, que também têm, assim, iluminação especial e ainda mais ampla. O cabeamento e as conexões elétricas foram feitas na parte mais alta do arco, o que também dá maior efeito.

"Dessa forma, a ponte, que é um monumento histórico tombado pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), ganha mais brilho e destaque e os vândalos terão muito mais dificuldade em depredar um patrimônio que pertence a todos os capixabas e é admirado por turistas", destacou a secretária de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Ana Elisa Amorim.

Originalidade

A secretária explicou que foram fabricados suportes específicos para os projetores com fixação própria por encaixe. A opção foi feita pela impossibilidade de furar ou soldar a estrutura, que é protegida por lei, impedindo intervenções drásticas que possam comprometer sua originalidade.

Este vídeo pode te interessar

A Cinco Pontes foi inaugurada em 1928 e é um dos mais belos cartões-postais de Vitória. Com linha férrea para passar o trem, que saía de Argolas para o porto de Vitória, a ponte permitia também a passagem dos poucos carros da época, pessoas a pé, bicicletas e carroças.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais