O comércio do Espírito Santo apresentou alta nas vendas de 1,5% em fevereiro deste ano em relação a janeiro, conforme mostra a Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta terça-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em comparação com o mesmo período de 2020, o varejo apresentou avanço de 1%.
Os setores com maior alta nas vendas é o de material de construção e de equipamentos de informática e escritório, impulsionados principalmente pelas novas necessidades de isolamento social e pelo home office. O volume de vendas das categorias saltou 45%, cada um, em fevereiro deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado.
O segmento de construção, porém, tem se mantido na liderança desde o início da pandemia, quando, em determinados momentos, chegou a quase dobrar receitas e operações.
Também apresentou crescimento o setor de veículos e peças, com alta de de 23% no período. E o segmento de vestuário, que no ano passado ficou bastante reprimido, avançou 8,7% em comparação com o mesmo período de 2019.
O desempenho do varejo capixaba é quase o dobro da média nacional, que ficou em 0,6%. No varejo ampliado, que inclui a venda de materiais de construção e veículos, o resultado foi 8,2% no Espírito Santo e 4,1% no Brasil.
Diferentemente dos meses anteriores, o setor de hipermercados e supermercados não apresentou crescimento nas vendas em território capixaba, apresentado retração de 2,6% embora tenha tido crescimento de 12,2% nas receitas.
O faturamento mais incrementado também foi visto nas lojas de itens de informática e móveis de escritório (75,7%) como de materiais de construção (76,6). O crescimento está ligado à inflação devido à falta de insumos diante da alta demanda e à valorização do dólar que afeta os preços no Brasil.
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