> >
Parceria inédita promete acelerar startups e fomentar o empreendedorismo no ES

Parceria inédita promete acelerar startups e fomentar o empreendedorismo no ES

Programa de inovação aberta Area 9 pretende criar um novo modelo de interação entre empresas, startups e outras organizações capixabas. Inscrições serão abertas nesta quinta-feira (17)

Publicado em 16 de março de 2022 às 16:59

Ícone - Tempo de Leitura 4min de leitura
Eduardo Fachetti
Gerente de Relações Institucionais / [email protected]

A tarde desta quinta-feira (17) será sinônimo do começo de um novo capítulo para os negócios de inovação no Espírito Santo. Neste dia, a Rede Gazeta passa a ser mantenedora do hub de inovação Base27. Em comum, tanto o hub quanto a empresa de comunicação visam se aproximar de startups e de novos empreendedores, num movimento de fomento à renovação dos negócios no Estado, por meio do programa de inovação aberta Area 9, que tem o patrocínio do grupo de comunicação.

O Area 9 é o mais novo projeto do Base27, que o estruturou a partir de um piloto iniciado em 2021 com 13 startups capixabas. Ele foi pensado para fomentar o empreendedorismo e a inovação no Estado por meio de uma rede de suporte para que novos negócios iniciem, conectando startups, empresas, aceleradoras e outros atores do ecossistema de inovação. O programa será sediado dentro da Rede Gazeta, em Vitória, com áreas planejadas de coworking, reuniões, projetos e convivência.

Aspas de citação

A Rede Gazeta é uma empresa de 93 anos que soube, ao longo do tempo, olhar para o horizonte e acompanhar as mudanças. Estamos, há mais de um ano, nos estruturando para entrar no campo da inovação promovendo conexões, buscando zonas de convergência entre a nossa experiência em comunicação e o modo de pensar e de fazer que as startups têm. A parceria com o Base27 é o primeiro passo desta jornada e enxergamos objetivos em comum entre nós, sobretudo o propósito de contribuir para o desenvolvimento do Espírito Santo

Café Lindenberg
Presidente da Rede Gazeta
Aspas de citação

O lançamento do programa será na tarde desta quinta-feira (17), durante a inauguração do novo espaço de conexão Rooftop Timenow, na cobertura do prédio do hub, localizado na Enseada do Suá. O presidente do Base27, Francisco Carvalho, celebra a iniciativa e a entrada da Rede Gazeta para o rol de mantenedores e patrocinadores da associação.

Francisco Carvalho, presidente do Base27
Francisco Carvalho, presidente do Base27. (Reprodução)

"Em nossa breve trajetória até aqui, com pouco mais de um ano e meio de operação, o Base27 já conseguiu movimentar ideias, ações e projetos no ecossistema. E isso só é possível porque a nossa comunidade está crescendo, engajada, motivada e muito colaborativa. Trazer uma empresa como a Rede Gazeta para o Area 9 e unir ainda mais esforços ao nosso propósito é um grande passo para fazer do Espírito Santo um Estado ainda mais pujante, solidário e sustentável", afirma Francisco Carvalho.

Marcello Moraes, diretor-geral da Rede Gazeta
Marcello Moraes, diretor-geral da Rede Gazeta. (Vitor Jubini/A Gazeta)

O diretor-geral da Rede Gazeta, Marcello Moraes, por sua vez, destaca que o futuro da mídia e da comunicação passa, obrigatoriamente, pelas colaborações e transformações de modelo de negócio: "Há 20 anos acreditávamos que os jornais impressos teriam muito tempo de vida e não seriam substituídos. Depois abraçamos a internet, as mídias sociais, e hoje já estamos discutindo o metaverso, que pode parecer um mundo distante, mas ao mesmo tempo já é logo ali. As tecnologias e a jornada de consumo de mídia das pessoas mudam. Mas a necessidade de boa informação e de conexões de negócios relevantes e significativas nunca foram tão valorizadas. A Rede Gazeta e o Base27 estão dando o primeiro passo juntos, espero que de uma longa e proveitosa jornada.”

MAIS SOBRE O AREA 9

O Area 9 será abrigado em um espaço de 788m² na sede da Rede Gazeta, projetado para inspirar a criatividade e a colaboração e permitir a integração de pessoas, empresas, startups e projetos. O coworking vai contar com salas de projetos, sala de brainstorm, sala de podcast, cabines de ligação e outros espaços de produção de conteúdo.

Nele, as startups terão a possibilidade de participar de desafios de inovação (Desafios i9), trilha de desenvolvimento e capacitação (Ponto A9), meetups e rodadas de pitch, dentre outros. Além disso, o Base27 conta com uma parceria com o Founder Institute, maior acelerador de startups pre seed, com sede no Vale do Silício (EUA), para conectar startups em fase de pré-aceleração.

“A Rede Gazeta está se preparando há mais de um ano para esse passo que liga a nossa tradição, como empresa de mídia, ao nosso futuro, nos conectando a startups, aceleradoras e outros players do ecossistema de inovação. Trazer para junto de nós o Base 27 e sediar dentro da nossa casa o Area 9 é apenas o primeiro capítulo de uma jornada de transformação e de novos aprendizados. Afinal, uma empresa com mais de 93 anos também pode ser vista como jovem e corajosa”, acrescenta o diretor de Inovação e Novos Negócios da Rede Gazeta, Dudu Lindenberg.

COMO PARTICIPAR?

As startups interessadas podem se inscrever a partir desta quinta-feira (17), no site do Base27, onde vão responder algumas perguntas para que seja feito um diagnóstico e como o programa poderia ajudar da melhor forma.

Este vídeo pode te interessar

“O Area 9 será um espaço dedicado ao empreendedorismo, criatividade, inovação, tecnologia, capacitação e conexão. Ele foi pensado com o principal objetivo de fomentar o empreendedorismo inovador e contribuir para um ecossistema cada vez mais conectado e forte. Desde o início pensamos num programa que pudesse ser colaborativo e que trabalhasse em parceria com os diversos modelos que já existem e que funcionam tão bem. Queremos reunir as boas iniciativas que apoiam startups e profissionais de tecnologia e economia criativa", destaca a diretora de Inovação do Base27 e responsável pelo programa, Michele Janovik.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais