Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

  • Início
  • Brasil
  • Lama: Vale confirma que fez nova proposta sobre rompimento de barragem
Rio Doce

Lama: Vale confirma que fez nova proposta sobre rompimento de barragem

Empresa afirma que uma nova proposta foi apresentada no dia 16 de maio e os termos e condições são confidenciais por imposição de lei
Agência Estado

Publicado em 

20 mai 2024 às 18:48

Publicado em 20 de Maio de 2024 às 18:48

A Vale confirmou nesta segunda-feira (20) que apresentou nova proposta relacionada ao rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, em Minas Gerais. O caso teve repercussão ao longo do Rio Doce e em dezenas de cidades capixabas, após o rompimento de uma barragem de rejeitos de minério da Samarco, em 2015, que matou 19 pessoas.
Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa afirma que uma nova proposta foi apresentada no dia 16 de maio e os termos e condições são confidenciais por imposição da Lei 13.149/2015 (Marco Legal da Mediação) e em atendimento ao Código de Processo Civil de 2015 e à Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça.
Área afetada pelo rompimento de barragem no distrito de Bento Rodrigues, zona rural de Mariana, em Minas Gerais
Área afetada pelo rompimento de barragem no distrito de Bento Rodrigues, zona rural de Mariana, em Minas Gerais Crédito: Antonio Cruz/ Agência Brasil
A empresa lembrou que as negociações são realizadas exclusivamente por meio de mediação conduzida pelo Tribunal Regional Federal da 6ª Região.
A última proposta de acordo das empresas para encerrar os processos judiciais totalizava R$ 127 bilhões. A União e o Espírito Santo chegaram a negar a proposta. 
"Como uma das acionistas da Samarco, a Vale reafirma seu compromisso com as ações de reparação e compensação relacionadas ao rompimento da barragem de Fundão da Samarco em 2015 e continua comprometida em avançar nas negociações em andamento com os Governos Federal e Estaduais e demais autoridades envolvidas na Mediação", diz a mineradora.
A empresa acrescenta que com Samarco, BHP e autoridades brasileiras, continuará buscando estabelecer um acordo que garanta reparação justa e integral às pessoas afetadas e ao meio ambiente.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Projeto de Tabata ameaça liberdade ao limitar críticas a Israel
Arthur e Ricardo Ferraço, Lélia Salgado, Renato e Virginia Casagrande, Mila Casagrande e Fabrício Noronha
Cais das Artes abre as portas com exposição "Amazônia" de Sebastião Salgado
Imagem de destaque
Viva Seu Natal e sua oficina em Santa Lúcia

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados