Ativo 1

Enem: confira as dicas para se dar bem no dia da prova

1. Não saia de casa em cima da hora

Chegar com antecedência ao local da prova garante mais tranquilidade ao candidato na hora de responder as questões. A correria, ao contrário, gera tensão e ansiedade que podem comprometer o desempenho. Portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h.

2. Tenha uma estratégia definida

É fundamental chegar à prova já com uma estratégia definida sobre como vai conduzir a resolução das questões. Não invente nada na hora porque pode levá-lo a perder tempo. O ideal é seguir o que treinou - e deu certo - ao longo do ano.

3. Dê preferência às disciplinas que domina

É interessante começar pela disciplina que mais tem facilidade. Mas não precisa concluir de uma só vez, caso encontre alguma questão que não consiga fazer.

4. Leia antes

Os textos do Enem, em geral, são longos. Para assimilar melhor, leia a pergunta antes do enunciado. Assim, vai fazer a leitura da questão já sabendo o que precisa responder.

5. Atenção ao comando da questão

Ainda na pergunta, fique ligado ao comando. Uma questão pode ter itens corretos, mas que não são a resposta certa porque não faziam parte do que foi pedido. Para acertar, tem que buscar a alternativa correspondente ao comando da questão.

6. Fique ligado ao tempo

Para cada questão são estimados três minutos de resolução. Defina o tempo que espera levar para resolver as questões de cada área de conhecimento. Se perceber que está excedendo no prazo, passe para o próximo item.

7. Escreva e revise

Recomenda-se que a redação seja a primeira prova. Com o texto pronto, siga para as objetivas e, após cerca de 2h, retome a redação para a revisão. Assim, estará mais atento a eventuais erros. Mas a decisão por fazê-la antes depende de sua própria estratégia.

8. Não esqueça o gabarito

Reserve de 10 a 15 minutos para marcar o gabarito, que precisa ser preenchido com calma porque não será admitido qualquer tipo de rasura.

Reportagem: Aline Nunes Ilustração: Amarildo Fontes: Professores James Scandian, Lúcio Manga e Marcelo Krüger