Ativo 1
Enem: confira as dicas para se dar bem no dia da prova
Ativo 1
1. Não saia de casa em cima da hora
Chegar com antecedência ao local da prova garante mais tranquilidade ao candidato na hora de responder as questões. A correria, ao contrário, gera tensão e ansiedade que podem comprometer o desempenho. Portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h.
Ativo 1
2. Tenha uma estratégia definida
É fundamental chegar à prova já com uma estratégia definida sobre como vai conduzir a resolução das questões. Não invente nada na hora porque pode levá-lo a perder tempo. O ideal é seguir o que treinou - e deu certo - ao longo do ano.
Ativo 1
3. Dê preferência às disciplinas que domina
É interessante começar pela disciplina que mais tem facilidade. Mas não precisa concluir de uma só vez, caso encontre alguma questão que não consiga fazer.
Ativo 1
4. Leia antes
Os textos do Enem, em geral, são longos. Para assimilar melhor, leia a pergunta antes do enunciado. Assim, vai fazer a leitura da questão já sabendo o que precisa responder.
Ativo 1
5. Atenção ao comando da questão
Ainda na pergunta, fique ligado ao comando. Uma questão pode ter itens corretos, mas que não são a resposta certa porque não faziam parte do que foi pedido. Para acertar, tem que buscar a alternativa correspondente ao comando da questão.
Ativo 1
6. Fique ligado ao tempo
Para cada questão são estimados três minutos de resolução. Defina o tempo que espera levar para resolver as questões de cada área de conhecimento. Se perceber que está excedendo no prazo, passe para o próximo item.
Ativo 1
7. Escreva e revise
Recomenda-se que a redação seja a primeira prova. Com o texto pronto, siga para as objetivas e, após cerca de 2h, retome a redação para a revisão. Assim, estará mais atento a eventuais erros. Mas a decisão por fazê-la antes depende de sua própria estratégia.
Ativo 1
8. Não esqueça o gabarito
Reserve de 10 a 15 minutos para marcar o gabarito, que precisa ser preenchido com calma porque não será admitido qualquer tipo de rasura.
Ativo 1
Reportagem: Aline Nunes Ilustração: Amarildo Fontes: Professores James Scandian, Lúcio Manga e Marcelo Krüger
www.agazeta.com.br/enem