Ativo 1
A Gazeta
Em 4 pontos
Entenda por que a reforma da Previdência é importante
Ativo 1
A Gazeta
1. Saúde e educação
O orçamento da União 2019 prevê um gasto de 9% da arrecadação em saúde e de 8% em educação. Se uma reforma não for aprovada, em 2026 o orçamento federal ficará apertado. Serão apenas 21% da arrecadação para gastar com saúde, educação, segurança e outros serviços públicos.
Ativo 1
A Gazeta
2. Crescimento e emprego
O quadro das contas públicas no país é tão grave que levanta dúvidas, entre os investidores, se o Brasil terá condições de honrar o pagamento de suas dívidas no futuro. E, sem investimento, a geração de empregos para
Ativo 1
A Gazeta
3. Juros e inflação
As taxas de juros estão a patamares historicamente baixos no país. A expectativa do mercado é que, com as novas regras de aposentadoria, haja uma folga no orçamento da União e isso afaste o risco de uma crise mais profunda e não atraia investimentos.
Ativo 1
A Gazeta
4. Dólar e Bolsa
A Bolsa de Valores (B3) já acumula alta de 19,2% neste ano, refletindo a tramitação da reforma da Previdência. Já o dólar se mantém no atual patamar, apesar das turbulências do mercado internacional, por conta da perspectiva de mudança no sistema de aposentadoria do Brasil.