Ativo 1
A Gazeta

10 dicas para se dar bem na Black Friday

A Gazeta

Faça uma lista

Essa tática vai dar mais foco na hora de pesquisar e evitar que você, ao invés de comprar um produto, saia com o carrinho cheio das lojas.

A Gazeta

Crie o seu orçamento

A falta de controle do orçamento pode te deixar no vermelho por alguns meses. Por isso nada de fazer dívidas para aproveitar os preços.

A Gazeta

Compare os preços

Antes de fazer qualquer compra, compare os preços das ofertas com as de outras lojas. Nada de comprar logo na primeira loja, física ou virtual, que você entrar.

A Gazeta

Compare de novo

Algumas lojas aumentam os preços de produtos antes da Black Friday e depois reduzem na data da promoção dando um grande desconto.

A Gazeta

Denuncie

As empresas precisam ser claras sobre as ofertas e descontos ofertados. Se a oferta for irregular, denuncie! Você pode entrar em contato com o Procon, Consumidor.gov e o Reclame Aqui.

A Gazeta

7 dias para desistir

O consumidor tem um prazo de sete dias, contados da data do recebimento do produto ou da assinatura do serviço, para desistir da compra.

A Gazeta

Valor do frete

Alguns produtos on-line podem estar super baratos e com o frete caro. Então fique atento ao custo total do item para não pagar caro pelo barato.

A Gazeta

Prazo de entrega

A empresa deve cumprir o tempo de entrega informado ao consumidor. Então, fique atento na hora da compra. Se a loja extrapolar os limites, reclame.

A Gazeta

Reputação da loja

Você pode buscar a reputação das empresas no site do Consumidor.gov.br e no "Reclame Aqui". O Procon de São Paulo tem uma super lista com 500 empresas para evitadas.

A Gazeta

Online

Antes de fornecer seus dados a qualquer empresa e comprar, preste bastante atenção ao domínio da loja, o endereço virtual delas. Golpistas costumam enviar e-mails com super promoções para chamar a atenção.