ASSINE
Formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Espírito Santo, integrado com Purdue University Calumet (EUA). Especialista em Análise Financeira pela PUC-RS. Sócio da Valor Investimentos e chefe da mesa de renda variável Matriz. CFA®️Program Participant, CFA Institute.

Investidor da bolsa precisa ter foco e paciência em 2022

Bastaram 30 minutos de pregão para que a ressaca de ano novo pegasse os investidores de surpresa. Aos investidores de ações, a sugestão é ter foco nas empresas que você possui em sua carteira

Vitória
Publicado em 05/01/2022 às 09h05

No primeiro pregão do ano de 2022, a bolsa brasileira abriu com tom positivo, índice subindo mais de 1% e com grande parte das empresas operando no positivo. Clima bom, deixando para trás o gosto amargo dos -11,8% de performance do índice Ibovespa no ano de 2021! Do outro lado, o S&P 500, índice que serve de referência para a bolsa americana, subiu 27% no ano passado e operava no positivo no início do dia.

Bastaram 30 minutos de pregão para que a ressaca de ano novo pegasse os investidores de surpresa e o índice que negociava próximo dos 106 mil pontos passou a negociar próximo dos 103 mil pontos!

O quadro fiscal continua causando aversão ao risco nos investimentos, devido ao ano de eleição para presidência, que traz novas medidas que implicam em gastos do governo. Diversos setores do funcionalismo ameaçam paralisação caso demandas de ajustes salariais não sejam atendidas. Após a “revisão” do teto de gastos através da PEC dos precatórios, o mercado se pergunta até onde esses “pequenos” ajustes podem chegar.

Seis dicas para quem quer começar a investir

Enquanto essa incerteza se mantiver no radar, podemos esperar um câmbio volátil, juros estressados e uma bolsa sem direção clara! Ainda no quadro macroeconômico, o relatório Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central, revelou uma piora na projeção do PIB em 2022 e de inflação para 2023.

Ano novo, mas a tônica segue a mesma: incerteza elevada e volatilidade à frente é o que esperamos para o ano de 2022. Aos investidores de ações, a sugestão é manter o foco não na eleição em si, mas no negócio do qual se é sócio, das empresas que você possui em sua carteira e paciência!

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.