> >
Confira dicas para manter uma casa compartilhada bem organizada

Confira dicas para manter uma casa compartilhada bem organizada

Nossa colunista Luciana Almeida ensina passo-a-passo de como deixar a sua casa sempre limpa e organizada

Publicado em 5 de setembro de 2018 às 15:24

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Confira as dicas de Luciana Almeida para organizar sua casa. (Unsplash)

 

PERGUNTA: NILO

"Estou morando em uma casa compartilhada. Temos vários benefícios com este tipo de moradia, mas o problema é que falta organização. Combinamos um mutirão para melhorar o ambiente e criar algumas regras. Gostaria de algumas dicas para organizar a bagunça"

Seguir as regras do jogo, dançar conforme a música... Às vezes é preciso.

Buda dizia: “Onde quer que viva, esse é o seu templo, se o tratar como o tal.” Em uma casa organizada, o relacionamento flui melhor.

Minhas dicas: limpe bem todos os cômodos. E, se necessário, contrate uma faxineira experiente para participar do mutirão. Comece pela sala, desapego é fundamental, junte todos os itens que não pertencem ao ambiente, como roupas, livros, papéis... Coloque tudo em sacos plásticos, um para cada morador da casa e devolva-os para seus donos. Jogue fora os jornais e revistas antigos, arrume um local perto da porta de entrada para deixar chaves, celulares, carteiras e correspondência; guarde CDs e DVDs em organizadores; organize um louceiro para os copos e pratos que não cabem na cozinha...

Desenvolva novos hábitos. Sempre que comer na sala, leve os pratos e copos para a cozinha, quando receber novos papéis, jogue fora o que for desnecessário, como seus envelopes ou cartas promocionais; arrume a cama ao acordar, pendure ou guarde as roupas que vai usar novamente, as peças sujas devem ir para um cesto. Organize roupas e sapatos no armário, lave a louça, limpe o fogão, bancada e armários. Deixe na bancada apenas objetos de uso diário; toalhas podem ficar em toalheiros atrás da porta, se faltar espaço no banheiro; defina a tarefa de acordo com a habilidade de cada morador.

Em uma comunidade, definir regras e ter uma boa comunicação facilita a convivência.

Este vídeo pode te interessar

Até a próxima!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais