> >
Ifes de Alegre desenvolve horta autossustentável

Ifes de Alegre desenvolve horta autossustentável

O projeto de aquaponia une cultivo de hortaliças com a criação de peixes e garantiu o Prêmio Biguá de Sustentabilidade na categoria Ensino Superior

Publicado em 9 de dezembro de 2020 às 18:38

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Dona Djanira com suas hortaliças
Dona Djanira após a colheita de cebolinha em sua horta autossustentável. (Matheus Martins)

O almoço na casa da dona Djanira começa pela horta. Desde pequena criou o hábito de ter alimentos frescos, que tira da terra. Cresceu, casou, teve filhos e nunca deixou de lado o cultivo. Hoje, é responsável por um projeto pioneiro que une um sistema híbrido de produção de hortaliças e peixes.

Ela mora no interior de Jerônimo Monteiro, Região Sul do Estado, na localidade de Fazenda Gironda, a 30 quilômetros da sede do município. E foi lá, que um professor do curso de Engenharia de Aquicultura, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) a encontrou. “Ele veio aqui, fez a horta e perguntou se eu cuidava, desde então, colhi muito alface e agora é cebolinha e tomate. Nunca tinha visto uma cebolinha crescer e ficar tão bonita assim”, disse a agricultora.

Dona Djanira na colheita de cebolinha em sua horta
Dona Djanira na colheita de cebolinhas em sua horta sustentável. (Matheus Martins)

Mas essa horta que a dona Djanira é responsável há oito meses, é um pouco diferente do que estava acostumada. É um sistema de Aquaponia, ou seja, a união da produção de hortaliças no sistema de hidroponia - cultivo na água - e criação de peixes, no caso dela, são tilápias.

Projeto

A ideia foi desenvolvida no Laboratório de Aquicultura Sustentável do Ifes/Campus de Alegre. Professor e alunos desenvolveram um sistema que é sustentável, com canos de pvc, caixa d ' água, bombas e filtros, chegaram a um sistema hídrico, de baixa manutenção e custo. O primeiro foi implantado em um lar de Idosos, ainda em 2019, mas foi desativado temporariamente por causa da pandemia.

Agora, o projeto foi implantado no campo, e a dona Djanira foi a escolhida para avaliar a funcionalidade do sistema, fora de um ambiente urbano. “A gente ainda está verificando a durabilidade do bambu, se vai ser eficiente e quais problemas pode oferecer. Quando terminar esse ciclo, vai ser possível avaliar o custo total dele”, explicou Thiago.

Professor do IFES responsável pelo projeto de aquaponia, que fornece água para cultivo da horta.
Thiago, professor do IFES responsável pelo projeto de aquaponia. (Matheus Martins)

Como funciona

O sistema é uma integração da criação de peixes junto com plantas. O ciclo começa dentro do tanque onde ficam os peixes. A água dos peixes junto com dejetos e restos de ração, vão para uma caixa que funciona como um decantador. Dela, passam por dois biofiltros, que transformam a amônia gerada desse processo em nitrato, por um ação e bactéria, e essa água filtrada vai para o sistema de hidroponia. Gerando assim, um ciclo completo.

Foto Horta Sustentável 02
Projeto de horta sustentável desenvolvido por professor e alunos do IFES. (Matheus Martins)

“Essa transformação da amônia em nitrato é menos tóxica para os peixes e é altamente nutriente para as plantas, que o absorvem de forma mais eficiente, com isso crescem mais rápido. E quando essa água volta ao tanque de peixes, não é tóxica para os animais”, explicou Thiago.

Alunos

Os alunos são fundamentais nesse projeto, são eles que fazem o controle. Vão visitar a propriedade a cada 15 dias e fazem a análise da água para garantir que esteja dentro dos níveis permitidos.

“A gente vem para ver a saúde dos peixes e monitorar se estão bem. Fazemos a análise de água e colheita das plantas, e quando tem algum problema, a Dona Djanira avisa e a gente vem!”, disse Leonardo Periard, estudante do curso de Engenharia em Aquicultura.

Este vídeo pode te interessar

O projeto ainda vai levar mais seis meses para ficar pronto e ser levado a outros locais. Mas uma coisa é certa, ele é sustentável e está em equilíbrio com o meio-ambiente.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais