> >
Formação de cidadãos do futuro começa ainda na fase escolar

Formação de cidadãos do futuro começa ainda na fase escolar

Robótica, política e marketing digital são alguns dos temas que as crianças têm contato ainda no Ensino Médio

Publicado em 9 de janeiro de 2020 às 17:59

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

O mundo já experimentou três revoluções industriais e está caminhando para a quarta. A Indústria 4.0 está exigindo dos trabalhadores novas habilidades que vão além de aprender a lidar com as tecnologias industriais. Pensar em soluções para problemas sociais, inteligência emocional e novas mídias também entram nas exigências.

O Colégio Brasileiro de Excelência (Cobe) prepara os estudantes para o ingresso nessa nova fase do mundo, por meio da Educação 4.0. “Passamos dois anos estudando como a educação pode entrar nesse novo mundo, respeitando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, conta o diretor Fernando Cobe. A intenção é de aplicar as novidades a partir de fevereiro.

Sala Maker é um dos espaços do Cobe voltados para a formação dos estudantes por meio da Educação 4.0. (Cobe/Divulgação)

O método de ensino utilizado pelo COBE, o STEAM, vem da sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. A escola ainda adicionou o P de Política (STEAMP).

Hoje, a escola oferece aos estudantes o que há de mais tecnológico no mundo. Além de aprender língua portuguesa, matemática, física e química, eles também terão aulas de marketing digital, design thinking e até sobre política. Tudo isso aplicado ao mundo real. Integrando estes modernos conhecimentos com a base de linguagens, ciências naturais e humanas do Ensino Médio por meio da metodologia STEAM.

Aspas de citação

Nossos alunos também aprendem sobre a vida pública. Queremos que eles sejam bons cidadãos, empreendam, assumam lideranças...

Fernando Cobe
Diretor do Cobe
Aspas de citação

O objetivo de todo o projeto de Educação 4.0 do Cobe é que, ao final do Ensino Médio, os adolescentes apresentem projetos inovadores em qualquer área para os outros alunos e também empresários.

Fernando explica que o método de ensino quer trazer uma vivência empresarial para os alunos. Nas aulas do Itinerário Formativo 4.0, os estudantes trabalharão em grupo em salas chamadas de escritórios.

Aspas de citação

Além de prepará-los de forma mais prática para o Enem, queremos incentivar a inovação neles. Esperamos que dali saiam projetos incubados que serão aplicados lá fora

Fernando Cobe
Diretor do Cobe
Aspas de citação

Este vídeo pode te interessar

Além de se prepararem para o Enem, os alunos do Cobe são incentivados a desenvolver projetos inovadores. (Cobe/Divulgação)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais