> >
Turista brasileira morre ao cair de penhasco nos Andes do Peru

Turista brasileira morre ao cair de penhasco nos Andes do Peru

Maria Lucia Paternostro Rodrigues era servidora do STJ. Acidente aconteceu enquanto ela fazia uma trilha no penhasco

Publicado em 3 de agosto de 2022 às 15:22

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura

Uma servidora do STJ (Superior Tribunal de Justiça) morreu nesta segunda-feira (1) após cair de um penhasco nos Andes peruanos. Maria Lucia Paternostro Rodrigues​ morava no Distrito Federal e estava em férias. Ela deixa uma filha de 12 anos.

Turista brasileira morre ao cair de penhasco nos Andes do Peru
Maria Lucia Paternostro Rodrigues era servidora do STJ e morreu ao cair de penhasco nos andes peruanos. (Redes sociais)

Segundo amigos, o acidente aconteceu enquanto Maria Lucia fazia uma trilha no penhasco. Por ser uma área de difícil acesso, o corpo da servidora só foi localizado ontem e ainda está em processo de resgate. Depois, deve ser encaminhado para Lima, capital do Peru.

Ainda não há informações sobre a chegada do corpo em Brasília. O UOL entrou em contato com o Itamaraty, mas até o momento não obteve resposta.

Maria Lucia era formada em letras e em direito e pós-graduada em direito público. Ingressou no STJ em 2003 e atualmente exercia o cargo de assessora-chefe do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e de Ações Coletivas (Nugepnac).

O presidente do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, lamentou a morte da servidora e disse que ela se destacava pela dedicação ao trabalho e pela gentileza e prestatividade no dia-a-dia com os colegas.

"O Tribunal da Cidadania está de luto! Expressamos nossa absoluta tristeza pela partida da nossa valorosa servidora Maria Lucia Paternostro Rodrigues. Ela honrou e dignificou não apenas o STJ, mas também todo o Poder Judiciário e o sistema de Justiça. A sua história de vida é um exemplo de entrega com excelência e amor à causa da cidadania brasileira. Que Deus, em sua misericórdia infinita, conforte e fortaleça todos os familiares e amigos", disse.

Durante a manhã desta terça, o Conselho da Justiça Federal (CJF) também aprovou moção de pesar pela morte de Maria Lucia. O ministro Paulo de Tarso Sanseverino afirmou que Maria Lucia era uma servidora "extremamente inteligente, diligente, competente e dedicada".

Para o ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, trata-se de falecimento que "entristece a todos".

Maria Lucia era apaixonada pela natureza, segundo os amigos. Sempre que conseguia uma folga, fazia trilhas e visitava cachoeiras. Ela se preparava para uma trilha na Patagônia.

Nas redes sociais, compartilhava o hobby preferido. Em uma das fotos, ela aparece no alto de uma montanha, em registro feito há dois meses.

As últimas postagens também registraram a viagem ao Peru. Durante sete dias, ela visitou o Parque Nacional Huascarán e observou o lago Parón, conhecida pelos belos tons de azul.

"Estávamos treinando juntos para uma trilha que iríamos fazer no ano que vem para a Patagônia. O percurso é grande: 100 km. Ela estava animada e fazendo planos", disse um dos amigos da servidora, Adriano Zed Teles, proprietário de uma academia de crossfit onde Maria malhava havia pelo menos sete anos.

Segundo ele, a amiga sempre estava sorridente.

"Recebemos com muita surpresa e tristeza essa notícia. A Malu era uma pessoa da paz, do bem, alto astral. Vibrava por todos. Queria sempre o nosso bem. Ela sempre estava envolvida em trilhas, em projetos, sonhos. É inacreditável", lamentou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais