> >
Filhos o 'rei da pimenta' no Sri Lanka são apontados como homens-bomba

Filhos o "rei da pimenta" no Sri Lanka são apontados como homens-bomba

A suspeita, relevada também pela agência Reuters, é de que dois dos filhos de Ibrahim participaram dos ataques e foram parte dos oito homens-bomba que realizaram explosões em igrejas e hotéis

Publicado em 25 de abril de 2019 às 14:32

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Atentado em igrejas no Sri Lanka. (Twitter | @LucaxLunardi)

Mohammad Yusuf Ibrahim é um dos mais ricos comerciantes de temperos do Sri Lanka. Ele construiu sua fortuna com a venda de pimenta, cravo e noz-moscada e vivia uma vida de luxo com sua família. Até que dois de seus filhos foram citados como suspeitos de serem homens-bomba.

Nesta quarta-feira (24), Ibrahim foi detido por conexão com os ataques que mataram mais de 350 pessoas em igrejas e hotéis no domingo de Páscoa (21). Outros integrantes de sua família também estão sob custódia, segundo informações obtidas pelo The New York Times e pela CNN.

A suspeita, relevada também pela agência Reuters, é de que dois dos filhos de Ibrahim participaram dos ataques e foram parte dos oito homens-bomba que realizaram explosões em igrejas e hotéis.

Há também a suspeita de que uma mulher que detonou explosivos quando a polícia se aproximava de uma casa, nos arredores de Colombo, era esposa de um dos filhos de Ibrahim.

Na quarta-feira, Ruwan Wijewarden, ministro da Defesa do Sri Lanka, deu mais detalhes sobre a origem dos terroristas, mas sem citar nomes, por temer que isso possa atrapalhar as investigações. 

"A maioria deles é bem-educada e veio de famílias de classe média e classe média alta, então são financeiramente independentes e suas famílias são financeiramente estáveis", afirmou Wijewarden.

"Há um fator preocupante nisso. Alguns deles estudaram no exterior, obtiveram diplomas de advogados etc."

O ministro disse que as investigações continuam para saber se os suspeitos receberam algum tipo de treinamento ou ajuda financeira do Estado Islâmico, que na terça (23) assumiu a autoria do atentado.

NOVAS SUSPEITAS DE BOMBAS

Nesta quinta-feira (25), houve temores de novos ataques a bomba no país. As autoridades do Sri Lanka isolaram o banco central do país, e a principal via que leva ao aeroporto da capital foi fechada brevemente devido a uma ameaça de bomba, nesta quinta-feira, quando mais pessoas foram detidas na busca pelos responsáveis pelo ataque do domingo. 

Dois funcionários do banco central disseram à Reuters que a rua diante do edifício, próxima do World Trade Center da capital Colombo, foi interditada para o tráfego antes de o alerta de segurança ser suspenso.

Em um sinal do clima de nervosismo na nação do oceano Índico, as autoridades também interditaram a via de acesso ao principal aeroporto de Colombo, depois que um veículo suspeito foi identificado em um estacionamento próximo. A estrada foi reaberta quando o alerta foi declarado um alarme falso.

Um porta-voz da polícia também disse que houve uma explosão ainda sem explicação em uma cidade a leste da capital, mas que não houve vítimas. Não foi uma detonação controlada, como outras dos últimos dias, e está sendo investigada.

Este vídeo pode te interessar

A polícia disse que um egípcio e vários paquistaneses estão entre as pessoas detidas nesta madrugada, mas que não havia indícios imediatos de que as prisões têm relação direta com os ataques.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais