> >
Europa tem quase metade dos 4 milhões de novos casos de Covid do mundo

Europa tem quase metade dos 4 milhões de novos casos de Covid do mundo

A última contagem semanal da agência de saúde da ONU revelou que sua os 54 países do continente continuaram a relatar a maioria dos novos casos

Publicado em 19 de novembro de 2020 às 16:53- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Pessoas usam máscara para se proteger do coronavírus em Milão, na Itália.
Pessoas usam máscara para se proteger do coronavírus em Milão, na Itália. (Mick De Paola/Unsplash )

A Europa respondeu por quase metade dos 4 milhões de novos casos de coronavírus no mundo na semana passada, mas registrou uma queda de quase 10% nas infecções em comparação com a semana anterior, graças em parte às rígidas medidas de bloqueio do governo que geraram descontentamento, o Organização Mundial da Saúde informou na quarta-feira (18). 

Na capital alemã, Berlim, confrontos violentos entre os que protestavam contra as restrições ao coronavírus e a polícia eclodiram na quarta-feira, 18, perto do centro da cidade, depois que os manifestantes desconsideraram o conselho da polícia de usar máscaras e se distanciar socialmente.

A última contagem semanal da agência de saúde da ONU revelou que sua os 54 países do continente continuaram a relatar a maioria dos novos casos de qualquer região do mundo, 46%, mas seu declínio nos casos seguiu "o fortalecimento da saúde pública e medidas sociais".

Mas com a queda de novos casos, a contagem de mortes causadas pelo vírus ainda aumentou substancialmente na Europa na última semana, para mais de 29 mil novas mortes, disse a OMS.

A filial da organização nas Américas viu um aumento de 41% em novos casos, sugerindo que um número maior de mortes semanais poderia ocorrer em breve. O Sudeste Asiático foi a única região que registrou queda nos casos e mortes.

Na Europa, a OMS disse que o aumento mais acentuado nos casos de coronavírus foi na Áustria, que viu um aumento de 30% em novos casos em comparação com a semana anterior. A OMS também observou que o Reino Unido foi o primeiro país da região a registrar mais de 50 mil mortes.

EUROPA OCIDENTAL 

Na quarta-feira, a Bélgica disse que deu um grande passo para conter o ressurgimento do coronavírus, relatando uma queda na contagem diária de mortes pela primeira vez desde a última onda da covid-19 no outono.

O virologista Steven Van Gucht, do grupo de saúde Sciensano do governo, disse que a média diária de mortes por vírus na Bélgica agora é de 185, uma redução de 5% em comparação com a média da semana anterior. Na última semana, a média diária de internações hospitalares caiu 24% e as novas infecções caíram 39%.

Funcionários na Holanda, ao norte, estavam diminuindo as restrições ao coronavírus em meio à queda nas taxas de infecção e estavam prontos para reabrir locais como cinemas, museus, bibliotecas, zoológicos e piscinas - ainda com limitações de quantas pessoas podem visitar - depois de um encerramento da semana.

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, saudou uma tendência "positiva" de queda, mas disse que a contagem de casos ainda era muito alta. Ele alertou o país para permanecer em um bloqueio parcial. Em meados de outubro, as taxas de infecção holandesas estavam entre as piores da Europa.

A Suíça, que registrou uma das taxas de transmissão mais altas do mundo nas últimas semanas, na quarta-feira aumentou o apoio do governo para ajudar as pessoas afetadas pelo vírus e por medidas de bloqueio - incluindo um extra de 1 bilhão de francos suíços em ajuda estatal - mesmo como caso as contagens diminuíram a partir dos picos recentes.

O país alpino contabilizou mais de 6 mil novos casos no último dia, ante um pico de mais de 10 mil casos diários em outubro. O ministro de Assuntos Econômicos, Guy Parmelin, citou um "horizonte mais otimista" na Suíça na quarta-feira.

Autoridades regionais em Genebra observaram uma estabilização nos testes covid-19 positivos nos últimos dias e na quarta-feira abrandaram algumas restrições a cabeleireiros, estúdios de tatuagem, terapeutas, personal trainers, entre outros.

Enquanto isso, algumas pessoas na Alemanha estavam ficando cada vez mais inquietas com a perspectiva de aumento das medidas de bloqueio.

Em Berlim, a polícia disparou canhões de água na quarta-feira contra os manifestantes e levou alguns dos que protestavam contra as restrições ao coronavírus perto do famoso Portão de Brandemburgo e da sede do governo federal.

A confusão irrompeu depois que as multidões ignoraram os pedidos para usar máscaras e manter distância umas das outras de acordo com as regras da pandemia, enquanto legisladores alemães debatiam um projeto de lei que poderia fornecer a base legal para o governo emitir regras de distanciamento social, exigir máscaras em público e fechar lojas e outros locais para retardar a propagação do vírus.

A maioria das pessoas na Alemanha apoia essas regras, mas uma minoria vocal faz manifestações regulares argumentando que as restrições violam a constituição.

"Queremos nossas vidas de volta", dizia uma placa carregada por manifestantes em Berlim.

A Alemanha foi elogiada por ter lidado com a primeira onda do vírus, mas, como em muitas partes da Europa, viu um aumento acentuado de novas infecções nas últimas semanas. No geral, o país viu 833 mil casos de coronavírus e mais de 13 mil mortes confirmadas, um quarto do total de óbitos da Grã-Bretanha.

A Europa viu mais de 338 mil mortes pela covid-19 confirmadas na pandemia, de acordo com uma contagem da Universidade Johns Hopkins.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais