> >
Victor Colonese recebe medalha de bronze do Pan de Lima nesta sexta

Victor Colonese recebe medalha de bronze do Pan de Lima nesta sexta

Brasileiro herda medalha após desclassificação do argentino Guillermo Bertola por doping. Brasil passa a ter 169 medalhas na classificação final, com 54 ouros, 45 pratas e 70 bronzes...

Publicado em 26 de janeiro de 2021 às 11:38- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
(Satiro Sodré/SSPress)

Depois da prata olímpica de Cláudio Roberto em dezembro do ano passado, chegou a vez de Victor Colonese receber o sonhado bronze dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019, nos 10km das maratonas aquáticas. A cerimônia será realizada nesta sexta-feira, às 12h (de Brasília), no auditório da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos (SP). O evento terá transmissão ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil.

> Lembre grandes eventos esportivos que já passaram fora da Globo <

- Essa medalha tem um gostinho especial principalmente pela importância dos Jogos Pan-americanos, uma das maiores competições que a gente tem a nível internacional, e consegui essa conquista logo na minha primeira participação, igualando o melhor resultado do Brasil nessa prova no masculino - disse o nadador, que representa a Unisanta (SP) há 11 anos, relembrando a conquista de Allan do Carmo no Rio 2007.Colonese herdou a medalha de bronze nos 10km após a desclassificação do argentino Guillermo Bertola, então segundo colocado, que cometeu uma infração nas normas de controle antidopagem da Federação Internacional de Natação (FINA). Com isso, o nadador baiano de 28 anos, que havia terminado em quarto lugar na competição, com o tempo de 1:54.03.6, ganhou uma posição na classificação final.

- É uma situação diferente. Vou subir ao pódio sozinho, mas estou feliz porque é praticamente uma homenagem para mim. Não tenho ideia de como será, mas é uma honra que a cerimônia aconteça no clube onde tenho uma bela história - contou Colonese, que se formou engenheiro de produção pela Unisanta em 2020.

A decisão da realocação da medalha foi confirmada no dia 1° de julho de 2020, após o Comitê Olímpico do Brasil (COB) receber um comunicado oficial da Panam Sports, entidade máxima do esporte no continente, anunciando que a suspensão de Bertola pela FINA implicava na anulação de seus resultados nas temporadas 2018 e 2019.

- A entrega dessa medalha para o Colonese representa o reconhecimento do trabalho duro, da dedicação e da persistência. O COB fica muito satisfeito com o reconhecimento desse atleta que agora coloca seu nome entre os medalhistas de uma competição tão relevante para o Brasil como os Jogos Pan-americanos - disse o diretor geral do COB, Rogério Sampaio.

Com a conquista, o Brasil passa a ter 169 medalhas na classificação final de Lima 2019: 54 ouros, 45 pratas e 70 bronzes. Foram três pódios nas maratonas aquáticas: além do bronze de Colonese, Ana Marcela Cunha foi campeã da prova feminina e Viviane Jungblut, terceira colocada.

Este vídeo pode te interessar

“Essa medalha, que chega num momento de dificuldade e de incertezas para os atletas, vem mostrar que todo trabalho duro tem uma recompensa. Não podemos desistir nunca. É a coroação do trabalho que venho fazendo durante os últimos anos e me motiva a continuar treinando, evoluindo, e a marcar meu nome na história”, concluiu.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais