> >
Fã de Ayrton Senna, capixaba se destaca no kart e sonha com a F1

Fã de Ayrton Senna, capixaba se destaca no kart e sonha com a F1

Pedro Heredia de Sá, de apenas 12 anos, mora com a família em Mimoso do Sul e é um dos novatos no Campeonato Capixaba de Kart

Publicado em 9 de março de 2018 às 18:46

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

O “jeitinho brasileiro”, no sentindo positivo da frase, tem ajudado a construir o sonho de um capixaba movimento pelo próprio talento. Para o kartista Pedro Heredia de Sá, a expressão representa a maneira pela qual ele e sua família travam uma batalha diária, tentando seguir o desejo de se tornar piloto profissional. Nascido em Cachoeiro de Itapemirim, região Sul do Espírito Santo, Pedro tem chamado a atenção com o seu kart nas corridas que participa. O menino, de 12 anos, desde muito novo mostrou interesse pelo automobilismo. Mas foi apenas no ano passado que ele começou a treinar e participar de competições dentro da modalidade. No entanto, para sentar no veículo e pisar fundo, o menino e seus pais precisaram investir um bom dinheiro, mesmo às vezes não podendo.

Pedro Heredia de Sá, de 12 anos, jovem promessa do automobilismo capixaba. (Acervo Pessoal)
Pedro foi campeão de uma prova logo na quinta vez que correu em um kart. (Acervo Pessoal)

Para conseguir realizar o sonho de Pedro de se tornar piloto profissional, o pai do garoto, o micro-empresário Paulo Heredia, de 52 anos, sempre recorreu a todas as maneiras possíveis para juntar as quantias necessárias. Mas o panorama melhorou após Pedro mostrar dentro das pistas que tem capacidade de brilhar em um futuro breve. Isso porque o jovem piloto foi convidado para fazer parte da equipe Corbacho Racing e, por conta disso, terá toda a parte mecânica de seu carro nas mãos dos novos patrocinadores - economizando uma quantia considerável. Além disso, por conta do desempenho de destaque nas pistas, Pedro também tem recebido apoio de uma instituição de ensino e de um supermercado de Rio Novo do Sul.

“Passei a gostar de velocidade aos 10 anos de idade, quando corri pela primeira vez de carrinho de rolimã. Depois disso, fui assistir meu pai correr um campeonato e, na brincadeira, peguei o carro e fui para a pista. Foi quando me destaquei e as pessoas me fizeram elogios. E fui muito rápido nos treinos, estava correndo mais rápido que meu pai até. No futuro, minha vontade é entrar para a Fórmula 1 e estar entre os melhores pilotos do mundo”, conta Pedro.

Assisir o filho assumir o volante e brilhar sem nem mesmo ter experiência deixou Paulo impressionado. Foi aí que ele tomou uma decisão: abandonou o torneio para investir em Pedro.

“Eu iria competir, mas, ao ver que ele tinha talento e que estava correndo melhor do que eu, passei o posto para ele. Investimos em um carro para o Pedro e, logo na quinta corrida, ele já ficou em primeiro e venceu de ponta a ponta. Foi um resultado surpreendente, pois o técnico dizia que a primeira vitória só viria em uns dois anos. Ele deixou todos bem surpresos”, explicou o pai do menino.

Teste de alto nível

Pedro Heredia de Sá estreia na categoria sprint no capixaba de kart. (Acervo Pessoal)

Pedro Heredia de Sá sempre se destacou por ser um piloto inteligente e que consegue ler muito bem a corrida. Outra característica marcante do piloto fã de Ayrton Senna e do inglês Lewis Hamilton é a frieza ao conduzir o carro. De acordo com o pai Paulo Heredia, Pedro foi apelidado por outros pilotos de "Ice Boy" por não demonstrar reações vibrantes nem mesmo quando vence.

"Já tiveram momentos que ele ganhou a corrida e saiu do carro como se nada tivesse acontecido. Isso é bastante raro de ver em outros pilotos com a idade dele. É um menino que se cobra muito, que quer sempre render o melhor possível", comentou Paulo.

Pedro inicia a disputa do Campeonato Capixaba de Kart neste sábado, no autódromo de Vitória, e faz sua estreia na categoria sprint, com motor de dois tempos, o mais rápido do kart.

"Minha expectativa é começar bem a competição e fazer uma participação boa nesse meu começo. Será a primeira vez que vou disputar um torneio em uma pista de alto nível e espero corresponder", concluiu Pedro.

Perfil do piloto

Nome: Pedro Heredia de Sá

Idade: 12 anos

Altura: 1.54m

Peso: 51kg

Este vídeo pode te interessar

Categoria: sprint

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais