> >
Ex-capitã da Seleção Brasileira e primeira técnica de Hortencia, Marlene morre aos 82 anos

Ex-capitã da Seleção Brasileira e primeira técnica de Hortencia, Marlene morre aos 82 anos

Ex-jogadora conquistou bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1955, prata em 1959 e 1963, e o ouro em 1967 e 1971. Com a Seleção, ainda foi bronze no Mundial de 1971, em São Paulo...

Publicado em 27 de outubro de 2020 às 18:20- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura
(Reprodução/CBB)

O basquete brasileiro lamentou nesta terça-feira a morte da ex-capitã da Seleção Brasileira Marlene José Bento. A ex-pivô, que representou a equipe nacional nas décadas de 60 e 70, é considerada líder da geração importante, que teve nomes como Maria Helena, Heleninha, Nilza e Norminha, e ajudou a ampliar o reconhecimento da modalidade no país.

Marlene conquistou o bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1955, a prata em 1959 e 1963 e o ouro em 1967 e 1971. Com a Seleção, ainda foi bronze no Mundial de 1971, em São Paulo. "O basquete brasileiro está de luto. Nesta terça, 27, perdemos a grande Marlene José Bento. Capitã da Seleção entre a década de 60 e 70, foi uma líder nata. Mulher de garra, que ajudou a abrir as portas do esporte para toda uma geração", escreveu a Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

No decorrer da carreira, Marlene vestiu as camisas de dois grandes clubes do Rio de Janeiro, Flamengo e Botafogo, antes de se mudar para São Caetano do Sul, onde atuou por seis anos até se aposentar.

Este vídeo pode te interessar

Marlene também foi uma descobridoras de Hortencia. Foi ela quem apresentou a Rainha. então com 14 anos, ao técnico Waldir Pagan, quando dava aulas em São Caetano. Dois anos depois, a ala já seria titular da Seleção Brasileira.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais