> >
CBDA elabora protocolo de retorno aos treinos para esportes aquáticos

CBDA elabora protocolo de retorno aos treinos para esportes aquáticos

Retomada de treinos foi dividida em quatro fases
...

Publicado em 4 de junho de 2020 às 18:42- Atualizado há 4 anos

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
(Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) elaborou protocolos e recomendações de retorno aos treinamentos para os atletas dos esportes aquáticos. A medida tem como objetivo zelar pela saúde de atletas, treinadores e todos os profissionais envolvidos no processo.

O protocolo da CBDA foi dividido em quatro fases que evoluem ao longo do tempo caso a fase anterior tenha sido concluída com sucesso.

O documento informa que "de acordo com estudos publicados, o novo coronavírus não sobrevive e, portanto, não ocorre a contaminação dentro da água". Diz que a piscina "é considerada um ambiente seguro devido ao tratamento com cloro". E que, segundo a OMS, "é recomendado que se mantenha a concentração do cloro próximo a 2,0 ppm (partes por milhão -1 ppm equivale a 1 mg de soluto por litro de solução aquosa)". Os atletas deverão evitar o contato físico com os colegas nos treinamentos.

De acordo com o médico do esporte da CBDA e da Careclub, Rodrigo Brochetto, os protocolos são essenciais para preservar a saúde dos atletas após o fim do período de isolamento. O documento foi elaborado em conjunto com a doutora Ana Carolina Corte, do COB.

- São cuidados básicos como distanciamento social, medidas de higiene e uso de equipamentos de proteção individual. Além da informação sobre a doença, sintomas, a diferenciação entre os testes laboratoriais e a conduta frente a um atleta que teve a doença - explicou.

O presidente da CBDA, Luiz Fernando Coelho, destaca a importância dos cuidados básicos com a saúde na retomada aos treinamentos e também alerta para as orientações dos órgãos responsáveis por cada região do Brasil.

- Nosso primeiro objetivo é preservar a saúde de todos. Não queremos expor nenhum atleta, treinador ou profissional que atue no dia-a-dia. Por isso, estabelecemos este protocolo de retorno. Queremos alertar a toda comunidade aquática que cada estado ou região deve seguir, primeiramente, as recomendações de seus governos estaduais e municipais na retomada aos treinos - afirmou o presidente.

Este vídeo pode te interessar

- As realidades estaduais são muito diferentes entre si, mas a CBDA como entidade nacional tem a responsabilidade de dar as diretrizes principais dessa volta às águas, que todos tanto ansiamos, com responsabilidade máxima - completou o diretor-executivo da CBDA, Renato Cordani.E MAIS:Ingressos de torneio de Djokovic esgotam em 7 minutosSaward considera que Ricciardo não é tão rápido quanto VerstappenLucão: 'Não vejo Olimpíada ano que vem a menos que haja uma vacina' E MAIS:

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais