> >
Deixe a casa mais fresquinha para enfrentar o calorão

Deixe a casa mais fresquinha para enfrentar o calorão

Detalhes no projeto e na decoração ajudam a manter os ambientes mais arejados durante o verão

Publicado em 20 de janeiro de 2020 às 11:48

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Cores claras e plantas dão sensação de frescor ao ambiente. ( Flávio Zamborlini/ divulgação)

A estação mais ensolarada do ano chegou. Mas, como verão aqui no Estado é quase o ano inteiro, vale a pena investir em uma decoração e, quem sabe, até repensar o projeto da casa, para que a ventilação seja melhor e a sensação térmica diminua.

O arquiteto Flávio Zamborlini explica que uma casa mais arejada começa ainda na fase de projeto. “O ideal é que ele permita uma ventilação cruzada, além de optar por materiais como porcelanato.”

Mas, caso a reforma ou a construção não esteja nos planos da família, Zamborlini sugere o uso de películas de proteção solar nos vidros. O arquiteto observa que essas mudanças dependem da autorização do condomínio, pois modificam a estética do prédio.

A arquiteta Aparecida Borges também sugere o uso de cores claras nas paredes internas e externas. 

Aspas de citação

Externamente, prefira o branco e internamente os offs azulados ou esverdeados. Eles dão a sensação de frescor

Aparecida Borges
Arquiteta
Aspas de citação

Trocar as lâmpadas incandescentes e fluorescentes pelas versões de LED e retirar aparelhos eletrônicos da tomada também são atitudes que ajudam a deixar o ambiente mais fresco. “Quanto mais equipamentos eletrônicos ligados, mais calor será produzido, até mesmo um carregador de celular e notebooks conectados na tomada. Lâmpadas também esquentam bastante, por isso, opte pelas de LED, faz muita diferença. Mas, não se engane. A lâmpada de LED, realmente, não produz calor. Porém, tem a fonte, então deixe desligada o máximo possível”, explica Aparecida.

A especialista sugere o uso de tecidos e tramas naturais para dar mais leveza no ambiente. “O algodão, por exemplo, com o maior número de fios é muito confortável e também o couro natural, que proporciona sensação agradável tanto no calor quanto no frio.”

As plantas também ajudam a deixar o ambiente mais fresco. “Se você mora em uma casa, abuse da vegetação. Plante uma árvore onde há mais incidência solar e coloque plantas médias próximo às janelas”, acrescenta Aparecida. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais