> >
Quando e por que o Madrid FC ganhou o título de 'Real'?

Quando e por que o Madrid FC ganhou o título de 'Real'?

Às vésperas de seu aniversário de 119 anos, e na antevéspera do grande Derby de Madrid, conheça a história curiosa envolvendo o nome e o escudo de um dos maiores do mundo
...

Publicado em 5 de março de 2021 às 09:51- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
(Divulgação/La Liga)

Prestes a completar quase 12 décadas de existência - o Real Madrid comemora seu aniversário de 119 anos no próximo sábado (06 de março) -, e logo com um grande clássico com o Atlético de Madrid pela frente, no Wanda Metropolitano, válido pela 26ª rodada da LaLiga Santander, decidimos relembrar uma história curiosa envolvendo o clube Blanco da capital: afinal, quando e porque o então Madrid FC ganhou o título de ‘Real’?

VEJA A TABELA DE LA LIGA

Antes, é preciso deixar claro que as coroas presentes em diversos clubes da LaLiga representam simplesmente o apoio da Casa Real Espanhola. A presença da realeza no futebol espanhol, aliás, é bastante abrangente e notória - não apenas nos escudos e nomes dos clubes, como Real Madrid, Real Betis, Real Valladolid, Real Zaragoza), mas também nas demais federações locais e na do futebol no país, a chamada Real Federação Espanhola.E no caso específico do Real Madrid, então chamado de Madrid FC, o apoio/reconhecimento surgiu em um período complicado no futebol do país, em meio a dificuldades e indefinições. Foi quando os dirigentes do clube conseguiram driblar isso, percebendo cedo a necessidade de uma mudança de campo para facilitar o acesso dos torcedores e, com isso, aumentar seu número e suas receitas - principalmente para a contratação de novos jogadores.

Deu-se, então, a mudança do antigo estádio ‘Villa y Corte’ de Madrid para o de O’Donnell. O que fez com que o clube da capital ‘mudasse de patamar’ e adquirisse uma dimensão tão grande que a Casa Real Espanhola - do então Rei Afonso XIII, que reinou o país de seu nascimento (1886) até sua abdicação em 1931 - lhe concedesse o título de ‘Real’. Fazendo com que o então Madrid FC se transformasse, em 29 de junho de 1920, no que conhecemos hoje por Real Madrid CF.

Este vídeo pode te interessar

Visando ampliar seu alcance no mercado dos países árabes, o Real Madrid mudou até seu escudo para conquistar os fãs muçulmanos: desde 2012, o escudo do clube nas ações de marketing no Oriente Médio perdeu a cruz cristã que fica na coroa - que é uma referência ao catolicismo e faz parte da coroa da monarquia espanhola, que o clube usa acima do seu escudo desde 1920, quando o Rei Afonso XIII passou o título ao time e o direito de usar o nome Real.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais