> >
A evolução e os desafios do marketing digital no esporte

A evolução e os desafios do marketing digital no esporte

Alan dos Santos aponta caminhos para a digitalização...

Publicado em 16 de julho de 2020 às 12:10- Atualizado há 4 anos

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
(Alan dos Santos,vice-presidente digital da Associação Brasileira de Marketing e Negócios (Divulgação)

Como os meios digitais podem alavancar modalidades, atletas, empresas patrocinadoras e toda a cadeia produtiva do esporte? Alan dos Santos, atual vice-presidente digital da Associação Brasileira de Marketing e Negócios (ABMN), vê muito espaço para a digitalização impactar o meio desportivo. O processo está em andamento, mas ainda com muito a evoluir e se desenvolver.

Com a missão de tornar a entidade cada vez mais ativa nos meios digitais, o profissional, que também é CEO da Aplicanet, foi um dos "pioneiros" da área de streaming no Brasil, avaliou a importância e a necessidade cada vez maiores dos meios voltados ao esporte fazerem o uso adequado das mídias digitais:

- Os clubes e as entidades esportivas vêm se destacando cada vez mais no marketing digital, até mesmo pelo crescimento de usuários nas redes sociais. Eu avalio de forma positiva, pois a cada tempo que passa, parece que nossa vida se torna mais corrida, por isso, precisamos de ferramentas que nos conectam o tempo todo aos nossos anseios. O esporte é uma boa prática de se envolver, pois nos estimula, inclusive, a praticar uma atividade física. Os negócios têm crescido nessa área, por entender que os profissionais de esporte não podem ficar de fora de uma grande tecnologia que vem avançando cada vez mais na humanidade.

Ele também falou sobre o desafio de trabalhar com o marketing digital e de negócios atualmente.

- Eu sempre digo que existe um enorme desafio: “profissionalizar aquilo que é pessoal”. As pessoas têm anseios, desejos e vaidade em mostrar as outras pessoas em seu dia a dia. Isso, na maioria das vezes, nos leva à uma exposição desnecessária. Precisamos entender que as mídias sociais vieram para trazer benefícios aos negócios, e não malefícios. Vieram para tornar mais acessível as informações e as escolhas dos produtos ao usuário - disse Alan.

Por fim, Alan dos Santos destacou que os atletas também precisam se adequar aos novos meios, tornando as redes sociais uma ferramenta de aproximação com seus fãs e admiradores. Além disso, é cada vez mais comum que os profissionais do esporte procurem pessoas especializadas no meio para gerenciar as estratégias digitais, tendo em vista o alcance que suas publicações e atitudes nas plataformas podem atingir.

Este vídeo pode te interessar

- O marketing digital pode ajudar no incentivo de suas atividades e habilidades e na vida do cidadão como um todo. O atleta precisa, sim, mostrar todo seu esforço, conquistas, lutas e habilidades, para que isso sirva de motivação à outras pessoas que estão acompanhando esse profissional. Por isso, é essencial que todo atleta use bem as mídias digitais, como referência de coisas boas e bons exemplos - concluiu.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais