> >
Com capixabas, Brasil vai atrás de recordes no Parapan de Lima

Com capixabas, Brasil vai atrás de recordes no Parapan de Lima

Espírito Santo contará com cinco atletas, distribuídos em quatro modalidades diferentes. Jogos vão até o próximo dia 1º de setembro

Publicado em 26 de agosto de 2019 às 03:48

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O Brasil vai com uma delegação recorde, com 337 competidores ao Parapan de Lima. (Alê Cabral/CPB)

Desta sexta-feira (23) até o dia primeiro de setembro, os paratletas brasileiros tem uma missão muito bem definida no Peru: manter a hegemonia nos Jogos Parapan-Americanos, onde o Brasil saiu vitorioso nas três últimas edições (Toronto-2015, Guadalajara-2011 e Rio-2007). Agora, em Lima, a delegação quer não só manter-se no topo, como aumentar a diferença para as principais potências.

E não é exagero dizer que o Brasil entra como favorito. Os números impressionam: serão 337 atletas de 23 estados, além do Distrito Federal. E como não poderia deixar de ser, o Espírito Santo está muito bem representado. O Estado enviou atletas em quatro modalidades: Daniel Mendes, no atletismo, Patrícia Pereira, na Natação, Bruno Kiefer, no tiro esportivo, Maxcileide Ramos e Silvelane Oliveira, do basquete em cadeira de rodas.

Para Bruno, atleta do Álvares Cabral, de 33 anos, e que competirá na carabina R4 (em pé) e R5 (deitada), e a nadadora na Patrícia, o Parapan tem um gostinho especial, pois será a primeira vez de ambos na competição. No caso do atirador, a felicidade será em dobro.

Aspas de citação

A sensação é muito boa, pois é a primeira vez que o tiro esportivo faz parte do programa dos Jogos e logo de cara já temos um atleta e um staff do Espírito Santo. Estou muito preparado para fazer o meu melhor. Vivo meu melhor momento

Bruno Kiefer, competidor no tiro esportivo
Aspas de citação

A situação da nadadora Patrícia Pereira é parecida, porém aos 41 anos ela ainda viverá sensações inéditas na carreira. "Eu estou muito empolgada porque já representei o Brasil em Paralimpíada, Paramundial, mas me faltava um Parapan. É uma emoção estar aqui pelo meu Estado e País, mas sabendo da responsabilidade que é fazer parte do time da natação, pois temos grandes conquistas e nomes na modalidade”, disse. Patrícia nadará nas provas do 50m livre, 50m peito, 100m livre e 200m livre. No livre, ela disputa na classe S4. No peito, na SB3.

Experiente e indo para o terceiro Parapan da carreira, Daniel Mendes é quase certeza de medalha. Aos 40 anos, ele tem o tempo de 50s59 nos 400m T11 para cegos, o que o credencia a sonhar alto. “As pessoas me perguntam até onde eu vou e eu não sei. A cada ano eu consigo melhorar. Eu vou por etapas e meu objetivo é Tóquio 2020, mas antes tenho esse Parapan”, disse.

Em Lima o Brasil tentará superar as 257 medalhas conquistadas no Canadá, das quais, 109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze.

A DELEGAÇÃO CAPIXABA

BRUNO KIEFER

Bruno Kiefer vem de ótimos resultados na Colômbia e chega bem cotado no tiro esportivo. (Arquivo pessoal)

Modalidade: Tiro esportivo

Categoria: Carabina R4 e R5

Cidade: Serra

Clube: Álvares Cabral

PATRÍCIA PEREIRA

Patrícia Pereira, aos 41 anos, irá para o primeiro Parapan da carreira . (Cezar Loureiro/MPIX/CPB)

Modalidade:

Natação

Categoria: Peito (SB3) e nado livre (S4)

Cidade: Vitória

Clube: Associação Capixaba Paralímpica de Desporto

DANIEL MENDES

Daniel Mendes é um dos maiores nomes do atletismo brasileiro e aos 40 anos segue evoluindo. (Ale Cabral/CPB)

Modalidade: Atletismo

Categoria: 400m T11

Cidade: Nova Venécia

Clube: Instituto Athlon de Desenvolvimento Esportivo

SILVELANE OLIVEIRA e MAXCILEIDE SILVA

Silvelane Oliveira e Maxcileide Silva, à esquerda, respectivamente, são integrantes do time feminino de basquete no Parapan. (Ricardo Medeiros )

Modalidade: Basquete em cadeira de rodas

Cidade: Afonso Cláudio e Serra

Este vídeo pode te interessar

Clube: Irefes (Vila Velha)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais