> >
Rodoviários realizam protesto em frente à Prefeitura de Vitória

Rodoviários realizam protesto em frente à Prefeitura de Vitória

Motoristas e cobradores da Viação Tabuazeiro foram à sede da administração pública para cobrar ações efetivas para o recebimento dos salários que estão atrasados há 3 meses

Publicado em 8 de maio de 2020 às 09:06

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Rodoviários da Viação Tabuazeiro protestam por falta de pagamento
Trabalhadores da Viação Tabuazeiro estão há dias protestando em Vitória pelos atrasos no pagamento dos salários . (Sindirodoviários)

Motoristas e cobradores da Viação Tabuazeiro, uma das empresas rodoviárias com concessão para operar o transporte público em Vitória, voltaram a protestar na Capital nesta sexta-feira (8), desta vez em frente à sede da prefeitura, localizada no bairro Bento Ferreira. Há duas semanas os trabalhadores reivindicam o pagamento dos salários e outros benefícios, que estão atrasados há três meses.

Rodoviários realizam protesto em frente à prefeitura de Vitória

Por mais um dia, Vitória amanheceu sem a presença dos coletivos da empresa nas ruas. Esta foi uma das ações adotadas pelos colaboradores e agora os manifestantes tentam pressionar a prefeitura em busca das quitações das remunerações.

Nos últimos dias, motoristas e cobradores caminharam por ruas e avenidas da Capital para chamar a atenção dos administradores e da população para os problemas que a categoria atravessa.

Os grevistas pedem a liberação de um recurso debatido em uma audiência recente mediada pela Justiça do Trabalho, além de uma proposta do Ministério Público do Trabalho, que sugeria que a prefeitura realizasse a compra antecipada de vales-transportes dos servidores públicos, e que essa verba fosse direcionada à Viação Tabuazeiro para o pagamento dos funcionários.

Essa antecipação é um dos pontos da proposta aceita pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Espírito Santo (Sindirodoviários) para encerrar a paralisação. A categoria alega, contudo, que apenas a compra dos bilhetes por parte da administração pública não seria suficiente para cobrir os débitos com os salários atrasados. Enquanto o impasse permanece, os grevistas não pretendem retornar ao trabalho.

A categoria alega, contudo, que apenas a compra dos bilhetes por parte da administração pública não seria suficiente para cobrir os débitos com os salários atrasados. Enquanto o impasse permanece, os grevistas não pretendem retornar ao trabalho.

DECISÃO JUDICIAL

Sem os ônibus nas ruas, a categoria descumpre uma decisão judicial para que pelo menos 30% da frota da Viação Tabuazeiro circule pela capital capixaba, o que foi lamentado pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Setpes).

O Setpes salientou que a compra dos vales-transportes por parte da administração pública está condicionada ao retorno ao trabalho e o cumprimento da determinação da Justiça para que 30% dos coletivos voltem às atividades.

Já a Secretaria Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) informou que a Procuradoria Municipal está avaliando a legalidade e a forma correta para realizar a compra antecipada dos benefícios.

Este vídeo pode te interessar

Nesse cenário, o transporte público na cidade é operado apenas pelas empresas Unimar e Grande Vitória. Nessas os trabalhadores estão com os vencimentos em dia.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais