> >
Órgãos captados na Santa Casa de Cachoeiro vão salvar cinco pessoas

Órgãos captados na Santa Casa de Cachoeiro vão salvar cinco pessoas

Segundo a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro, essa foi a primeira captação realizada no hospital este ano

Publicado em 9 de abril de 2020 às 18:06

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Essa foi a primeira captação realizada no hospital este ano
Essa foi a primeira captação realizada no hospital Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro este ano. (Divulgação)

A espera na fila de transplantes de órgãos chegou ao fim nesta quarta-feira (08) para cinco pessoas. Agora, elas terão a esperança de ter uma vida melhor, graças a um gesto de solidariedade da família de uma mulher que morreu, vítima de um atropelamento, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado.

Ao todo, foram captados um fígado, dois rins e duas córneas. Assim que foi constatada a morte encefálica da paciente, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos Para Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa iniciou uma verdadeira corrida contra o tempo. A família da mulher decidiu doar seus órgãos para quem aguardava na fila de transplante.

A coordenadora da CIHDOTT, Beatriz Rivieri Colodette, explicou que essa foi a primeira captação realizada no hospital este ano. Ela reforçou a importância sobre a doação e que somente a família pode fazer essa autorização, por isso, eles precisam saber da vontade do doador.

“Diferente do que muitos pensam, a vontade de doar não fica escrita em documentos, como carteira de motorista. Na verdade, quem quer ser um doador deve deixar o desejo explícito para sua família”, disse.

Este vídeo pode te interessar

A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro é referência estadual na captação de órgãos. Só em 2019, o hospital realizou oito captações com o total de 29 órgãos que beneficiaram pessoas de diversas regiões do Brasil.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais