> >
Filhote de baleia jubarte é encontrado morto em praia de Itapemirim

Filhote de baleia jubarte é encontrado morto em praia de Itapemirim

Especialista diz que animais tinha mais de seis metros; carcaça será enterrada

Publicado em 21 de agosto de 2018 às 19:50

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
(Willian de Souza)

Uma baleia da espécie Jubarte foi encontrada morta na Praia do Gomes, em Iaoca, Itapemirim, no litoral Sul, na tarde desta terça-feira (21). O animal, segundo especialista, estava em estado avançado de decomposição. A carcaça deve ser enterrada.

O morador de Piúma, Willian de Souza Neves, passava pela Rodovia do Sol quando avistou a baleia e parou para registrar. Equipes da Secretaria de Defesa Social foram acionadas até o local.

(Willian de Souza)

A empresa CTA - Serviços em Meio Ambiente, que faz monitoramento de rotina da costa do Litoral Sul, fez o registro e acionou o Instituto Orca, que cuida da preservação dos mamíferos aquáticos. O órgão, organização não Governamental (ONG) coletou amostras para estudo.

“Se estima que o animal tenha pouco mais de seis metros de comprimento e é um filhote de Jubarte. Não foi possível verificar o sexo e uma amostra foi coletada para estudo. Ainda não é possível saber o que aconteceu. Em geral, a maioria desses animais são filhotes ou juvenis, que não têm condição de suportar predadores e rebentação no mar. Às vezes se perdem da mãe e são dependentes”, afirma o diretor do Instituto e especialista em mamíferos marinhos, Lupércio Barbosa.

Barbosa comenta ainda que é comum ver baleias nesta época do ano na costa do Estado. “Elas começam a chegar aqui por volta de junho. Muitos nascem aqui e por volta de setembro, outubro, começam o processo de migração para a região sul do país”, revela.

(Willian de Souza)

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais