> >
Temer pede para Congresso tomar uma decisão sobre Previdência

Temer pede para Congresso tomar uma decisão sobre Previdência

Presidente fez um balanço, quase que majoritariamente econômico, de sua gestão

Publicado em 5 de fevereiro de 2018 às 22:05

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Brasília - O presidente Michel Temer (José Cruz/Agência Brasil). (José Cruz/Agência Brasil)

Numa espécie de balanço quase que majoritariamente econômico de sua gestão à frente do Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer aproveitou a cerimônia de abertura do ano Legislativo para pedir aos congressistas que aprovem a reforma da Previdência.

Ele classificou o atual sistema de aposentadorias como financeiramente "insustentável" e "socialmente injusto". E disse que a reforma proposta pelo governo "protege os mais pobres". Ele instou os parlamentares, que desde o início do ano passado discutem o tema, a tomarem uma decisão.

"Nossas atenções estão voltadas para a tarefa urgente de consertar a Previdência. O atual sistema é socialmente injusto e financeiramente insustentável. É socialmente injusto porque transfere recursos de quem menos tem para quem menos precisa, concentrando renda. É financeiramente insustentável porque as contas simplesmente não fecham, pondo em risco as aposentadorias de hoje e de amanhã", disse - citando que no ano passado o déficit da Previdência atingiu o recorde de R$ 268,7 bilhões.

Segundo o presidente, “chegou a hora de tomar uma decisão”:

"A sociedade brasileira mostra-se cada vez mais consciente de que a reforma é questão-chave para o futuro do Brasil. A reforma combate desigualdades, protege os mais pobres. Responde à nova realidade demográfica de nosso País e dá sustentabilidade ao sistema previdenciário. Chegou a hora de tomar uma decisão", disse.

Ele também pregou que seja feita a reforma tributária para "desfazer o cipoal de regras que complica a vida dos empreendedores e aumenta o custo de produzir e de gerar empregos no Brasil."

Este vídeo pode te interessar

O discurso fez parte da mensagem presidencial enviada por Temer ao Congresso e lida pelo primeiro-secretário da Câmara, deputado Fernando Giacobo (PR-PR). Nesse texto, o presidente afirmou que "unidos superamos a crise". A mensagem foi entregue ao Congresso pelo ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. Temer disse ainda que herdou uma crise "sem precedentes" da ex-presidente Dilma Rousseff, mas que seu governo devolveu o país ao "rumo".

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais