> >
Pesquisadora debate papel do Brasil no cenário global de fake news

Pesquisadora debate papel do Brasil no cenário global de fake news

Uma das mais importantes pesquisadoras sobre desordem informacional, Claire Wardle coordenou o Projeto Comprova, que checou informações que "viralizaram" durante as eleições

Publicado em 23 de novembro de 2018 às 13:39

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Como parte dos debates que encerram as atividades do Projeto Comprova em 2018, Claire Wardle, cofundadora e diretora de pesquisa do First Draft - especializado em buscar estratégias para combater fake news - faz palestra ao vivo na manhã desta sexta-feira (23) em que aborda o cenário brasileiro no contexto global de desinformação. (Veja ao vivo abaixo)

Claire Wardle, pesquisadora e cofundadora da First Draft, iniciativa que coordenou o Projeto Comprova. (Divulgação)

Uma das mais importantes pesquisadoras sobre desordem informacional, Claire coordenou o Projeto Comprova, que reuniu 24 jornalistas de diferentes empresas de comunicação do Brasil, inclusive o Gazeta Online, para checar informações que "viralizaram" nas redes sociais durante as eleições 2018. 

VEJA AO VIVO

Com sua experiência voltada à pesquisa de iniciativas que combatam a desinformação, Claire fará um panorama do Brasil nestes tempos de disseminação de notícias falsas.

ENTENDA

O Comprova é uma iniciativa da ONG First Draft, em um projeto inovador do Centro Shorenstein da Harvard Kennedy School. No Brasil, foi coordenado pela Abraji e teve o apoio do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo), do Google News Initiative e do Facebook Journalism Project, que financiaram e deram apoio técnico ao projeto. Durante três meses avaliando notícias veiculadas pelo WhatsApp relacionadas às eleições presidenciais no Brasil, o Comprova publicou 146 histórias para desmentir ou confirmar conteúdos que viralizaram nas redes sociais. Desse total, 92% do conteúdo se mostrou falso, enganoso ou descontextualizado.

Apenas 9 histórias analisadas pelos jornalistas do Comprova eram verdadeiras. O resultado das verificações é um alerta para a sociedade e uma reafirmação da necessidade de uma imprensa independente, atuante, transparente e confiável.

Sobre Claire Wardle

Claire Wardle é pesquisadora e diretora executiva da First Draft, projeto que se dedica a encontrar soluções para os desafios associados à confiança e à verdade na era digital, e que já esteve associado ao Centro Shorenstein de Mídia, Política e Políticas Públicas na Harvard Kennedy School. Wardle participa do Conselho da Agenda Global do Fórum Econômico Mundial sobre o Futuro da Informação e Entretenimento.

Anteriormente, foi diretora de pesquisa do Tow Center for Digital Journalism da Columbia Journalism School, diretora de mídia social da Agência de Refugiados da ONU e diretora de serviços de notícias do Storyful.

Wardle é uma das maiores especialistas em conteúdo gerado pelo usuário e liderou dois importantes projetos de pesquisa que investigam como ela é gerenciada por organizações de notícias. Em 2009, a BBC solicitou que ela desenvolvesse um currículo abrangente de treinamento em mídia social para a organização, onde ela liderou uma equipe de 19 pessoas oferecendo treinamento em todo o mundo. No ano passado, uma das iniciativas mais bem-sucedidas do First Draft foi o CrossCheck, uma coalizão colaborativa reunindo 37 redações francesas e britânicas para verificar ruídos na web durante a última campanha presidencial francesa.

Este vídeo pode te interessar

Essa foi a iniciativa que inspirou a realização do Projeto Comprova no Brasil. Claire Wardle é coautora, em parceria com o jornalista iraniano-canadense Hossein Derakshan, do relatório Information Disorder, publicado em setembro de 2017, e encomendado pelo Conselho da Europa, principal organização de direitos humanos do continente europeu, que inclui 47 países membros, 28 dos quais pertencentes à União Europeia.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais