> >
Paes acusa desrespeito com favelas e Witzel critica 'desprezo'

Paes acusa desrespeito com favelas e Witzel critica 'desprezo'

Candidatos ao governo do Rio trocaram acusações em horário eleitoral gratuito

Publicado em 16 de outubro de 2018 às 13:17

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Eduardo Paes. (Divulgação / Lance)

Os candidatos ao governo do Rio trocaram acusações no programa eleitoral de rádio desta terça-feira. A equipe de Eduardo Paes (DEM) disse que Wilson Witzel (PSC) não respeitou moradores de comunidades ao dizer que, por propor o "abate" de criminosos com fuzis", foi impedido de fazer campanha nesses lugares. Já o ex-juiz atribuiu ao rival um "desprezo pelo pobre" ao reproduzir um áudio do ex-prefeito da capital com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O programa de Paes começou com a descrição de sua trajetória política e a exaltação de sua "experiência na vida pública". Segundo a campanha, só um dos candidatos ao Palácio Guanabara tem esse atributo. O candidato ressaltou que foi sub-prefeito da Barra da Tijuca, vereador, deputado federal e prefeito por dois mandatos.

"Ele gosta de todo mundo, do pobre e do rico, está sendo se misturando", diz um eleitor sobre Paes, que ainda reforçou suas iniciativas e propostas para a saúde pública, como a implementação de Clínicas da Família no estado e revitalização de hospitais.

O candidato voltou a relacionar Witzel ao prefeito Marcelo Crivella (PRB). Fechou a propaganda ao reproduzir um áudio do adversário, em que ele afirma "não ter relação com o crime organizado" depois de propor o "abate" de criminosos com fuzis e ser "impedido" de fazer campanha em comunidades.

"Candidato Witzel, respeite as pessoas que vivem na favela", diz a campanha. "No seu cargo, deveria saber que as pessoas na favela não são só criminosos", destaca um eleitor. "Eu sou negro, moro em comunidade, nem todo mundo que mora em comunidade é bandido", reclama outro.

Em seu tempo de rádio, Witzel voltou a mostrar um áudio de Paes em conversa com o ex-presidente Lula. No telefonema, o ex-prefeito destacava que "sua vida começou com Lula e (Sérgio) Cabral e terminou com Dilma (Rousseff) e (Luiz Fernando) Pezão". Em dado momento do contato, o político chama Maricá de "uma merda de lugar" e questiona a "alma de pobre" do petista. Para a campanha do adversário, a conversa denotou o "desprezo pelo pobre" de Paes.

"Você conhece o Eduardo Paes? E seu mentor? Com quem se mistura?", pergunta a campanha do PSC, que ressalta ser Witzel "quem vai limpar o Rio, quem vai passar a vassoura" no estado.

O ex-juiz lembrou sua infância marcada por mudanças de domicílios e escolas. Citou a mãe, que reforçou a ele a importância do estudo. Destacou que o pai era trabalhador e exaltou seu desejo, desde cedo, de ser um militar. No curso de Pedagogia, descobriu a vocação pelo Direito e trilhou a carreira como defensor público e juiz. Ainda assim, ele contou, "como cidadão, me sentia absolutamente infeliz" e deixou o cargo pelo "desafio gigantesco" de organizar o Rio.

Witzel ainda celebrou que "hoje é nosso dia", em mensagem aos professores, um dia depois da data comemorativa da profissão.

Este vídeo pode te interessar

"Vou cuidar de você, professor, porque eu também sou, há 20 anos", frisou o candidato.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais