> >
Especialistas indicam 4 pontos 'estranhos' nas decisões sobre Lula

Especialistas indicam 4 pontos "estranhos" nas decisões sobre Lula

Batalha judicial levanta discussão sobre argumentos e competências de juízes para soltar ou manter preso o ex-presidente

Publicado em 8 de julho de 2018 às 21:14

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O ex-presidente Lula. (Ricardo Stuckert)

A soltura ou não do ex-presidente Lula neste domingo (08) transformou-se em um grande debate jurídico e político. Tudo começou quando o desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) Rogério Favreto acolheu habeas corpus apresentado pela defesa do petista e determinou que Lula fosse solto no mesmo dia. Em seguida, o juiz federal Sérgio Moro manifestou-se dizendo que decidir daquela forma estava fora das atribuições do desembargador.

As decisões causaram surpresa. De acordo com especialistas, elas carregam "estranhezas".

1) Competência do desembargador

O TRF-4 já havia analisado a situação de Lula. Em janeiro, uma turma do colegiado manteve a condenação e aumentou a pena de 9 anos e seis meses de prisão para 12 anos e 1 mês. Depois disso, a defesa do ex-presidente foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) apresentar habeas corpus, mas a Suprema Corte não o acolheu.

Como já houve o julgamento de Lula no TRF-4, essa instância, de acordo com juristas consultados pelo Gazeta Online, já está superada. Agora é um tema a cargo do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do STF. Portanto, a decisão do desembargador Rogério Favreto seria discutível. Entre 19 horas de sexta-feira (6) e as 11 horas desta segunda-feira (9), ele é o plantonista do TRF-4.

O magistrado alega que a defesa de Lula apresentou novos argumentos, que não foram debatidos pelos ministros do STF. Portanto, ele não entende haver ilegalidades em sua decisão a favor da soltura de Lula.

2) O argumento

Também causou discussão um dos argumentos usados pelo desembargador Rogério Favreto. Ele entendeu que a prisão não deixa Lula na mesma condição dos demais pré-candidatos à Presidência e que o processo democrático "deve oportunizar condições de igualdade de participação".

"(...) percebe-se que o impedimento do exercício regular dos direitos do pré-candidato, ora paciente, tem gerado grave falta na isonomia do próprio processo político em curso, o que, com certeza, caso não restabelecida a equidade, poderá contaminar todo o exercício cidadão da democracia e aprofundar a crise de legitimidade, já evidente, das instituições democráticas".

Para o professor de Direito Penal e diretor de prerrogativas da OAB/ES, Rivelino Amaral, o argumento é "divorciado da legalidade".

Lula foi condenado em primeira e segunda instâncias pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso relacionado ao triplex do Guarujá, em São Paulo.

3) O Conselho Nacional de Justiça

Está no artigo primeiro da Resolução 71/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ): 

"O Plantão Judiciário não se destina à reiteração de pedido já apreciado no órgão judicial de origem ou em plantão anterior, nem à sua reconsideração ou reexame ou à apreciação de solicitação de prorrogação de autorização judicial para escuta telefônica."

4) As férias

Logo após a decisão de Rogério Favreto, o juiz federal Sérgio Moro, que condenou Lula em primeiro grau, afirmou que o desembargador não poderia ter decidido como decidiu. Com isso, a decisão de liberar Lula não foi cumprida pela Polícia Federal.

"Se o julgador ou a autoridade policial cumprir a decisão da autoridade absolutamente incompetente, estará, concomitantemente, descumprindo a ordem e prisão exarada pelo competente colegiado da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região", disse, em despacho.

Este vídeo pode te interessar

Ocorre que Sérgio Moro está de férias entre os dias 2 e 31 de julho. De acordo com a assessoria de imprensa da Justiça Federal do Paraná, "por ser citado como autoridade coatora no habeas corpus, ele entendeu possível despachar no processo".

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais