> >
Ernesto Araújo deve reduzir secretarias no Itamaraty

Ernesto Araújo deve reduzir secretarias no Itamaraty

Futuro ministro das Relações Exteriores evitou antecipar detalhes das mudanças; orientação é reduzir número de cargos em todos os ministérios

Publicado em 21 de dezembro de 2018 às 21:43

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O futuro ministro das Relações Exteriores, embaixador Ernesto Fraga Araújo. (Valter Campanato/Agência Brasil)

O futuro ministro de Relações Exteriores, embaixador Ernesto Araújo, disse nesta sexta-feira, 21, que deve reduzir o número de secretarias do Itamaraty, sem detalhar como será a nova estrutura. Atualmente, o Ministério de Relações Exteriores (MRE) abrange nove subsecretarias-gerais – e respectivas coordenações, departamentos e divisões.

“Vai ter uma diminuição, mas não queria antecipar os dados do Itamaraty porque vai ter uma MP (medida provisória) conjunta”, disse Araújo na saída do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição.

Segundo Araújo, a orientação do futuro de governo é de reduzir o número de pessoas dentro de todos os ministérios, mas, como no Itamaraty a maioria dos cargos é de carreira, ele não detalhou como será o corte. “A orientação geral é diminuir cargo comissionado, então a gente vai se adaptar a essa orientação.”

DEPARTAMENTO DO AGRONEGÓCIO 

 

Mais cedo, o futuro ministro escreveu no Twitter que vai criar um departamento do agronegócio. Esse departamento vai ficar dentro de uma subsecretaria, explicou. “Estamos criando no Itamaraty um Departamento do Agronegócio para trabalhar junto com o Ministério da Agricultura na conquista de mercados internacionais. Daremos ao agro a atenção que no MRE ele nunca teve”, declarou na rede social.

Este vídeo pode te interessar

Araújo afirmou também que pretende trabalhar para melhorar a imagem do agronegócio nacional e que o setor faz parte do projeto de "engrandecimento do Brasil". “Querem jogar a agricultura contra os ideais do povo brasileiro? Não conseguirão. O trabalho incansável, a fé, a inventividade, o patriotismo dos agricultores são a própria essência da brasilidade".

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais