> >
Com Cármen na Presidência da República, Celso assumirá STF

Com Cármen na Presidência da República, Celso assumirá STF

Decano, e não o vice-presidente Toffoli, despachará pelos próximos dois dias

Publicado em 16 de julho de 2018 às 21:21

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Ministro Celso de Mello. ( Divulgação)

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), vai ficar responsável pelo plantão da corte nos próximos dois dias. Quem faz isso normalmente é a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia. Mas em razão da viagem do presidente Michel Temer ao exterior e da ausência do presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), é ela quem vai ocupar interinamente a Presidência da República.

Julho é mês de recesso no STF. No período, a presidente da Corte toma as decisões consideradas urgentes. Caso se ausente, é o vice-presidente do tribunal, ministro Dias Toffoli, quem assume a função. Mas como Toffoli também está em viagem, a tarefa recai no ministro mais antigo do STF: Celso de Mello.

Temer viajará para Cabo Verde na manhã desta terça-feira e deve voltar quarta à noite. Rodrigo e Maia e Eunício Oliveira também deixarão o país para não assumir a Presidência da República. Caso fizessem isso neste momento, ficariam inelegíveis e não poderiam disputar a eleição deste ano.

Este vídeo pode te interessar

Esta não é a primeira vez que Celso vai deliberar no recesso do Judiciário. Em julho do ano passado, por exemplo, ele suspendeu decisão do ministro Ricardo Lewandowski e determinou a realização de eleição no Amazonas para governador e vice-governador. Na época, os cargos estavam vagos em razão da cassação dos mandatos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão foi tomada por Celso de Mello porque Cármen Lúcia se declarou impedida de julgar o caso e Toffoli estava em viagem no exterior.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais