> >
Papo de Colunista: Assassinatos caem no ES em 2019, mas ameaçam voltar a crescer

Papo de Colunista: Assassinatos caem no ES em 2019, mas ameaçam voltar a crescer

De 2018 para 2019, o índice de homicídios caiu no Espírito Santo. Mas o último bimestre indica tendência de retomada do crescimento. Clique no play e ouça o Papo de Colunista

Publicado em 23 de janeiro de 2020 às 11:51

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Entre 2018 e 2019, os homicídios diminuíram no Estado: pela primeira vez desde 1992, tivemos menos de mil assassinatos no ano. Mas o resultado do último bimestre preocupa, pois indica tendência de retomada do crescimento: em novembro e dezembro do ano passado, houve 183 assassinatos no Espírito Santo, 20 a mais que no mesmo período em 2018. É nesse contexto que o Papo de Colunista desta semana debate a segurança pública no Estado. Clique no play à direita para ouvir.

Ao mesmo tempo, o sistema penitenciário estadual segue superlotado, policiais militares e demais agentes de segurança seguem pressionando o governo Casagrande por aumento e a Secretaria de Estado de Segurança reconhece desmotivação das tropas como "fraqueza" em documento oficial.

Até o novo comandante-geral da PMES, o coronel Márcio Sartório, entra no coro agora por "reajuste diferenciado" – conforme prometido pelo próprio governador em entrevista ao "Papo de Colunista" –, mas não só para os soldados: quer o mesmo tratamento para os oficiais da Polícia Militar.

Esses e outros desafios da segurança pública estadual em 2020 são debatidos e analisados por nossos colunistas no episódio desta semana. 

> Você também pode ouvir o podcast diretamente no seu aplicativo do Spotify e em outras plataformas digitais. Basta procurar por Papo de Colunista.

Papo de Colunista. (Marcelo Franco)

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais