> >
Vídeo: famílias fogem para escapar de incêndio na zona rural de Montanha

Vídeo: famílias fogem para escapar de incêndio na zona rural de Montanha

As labaredas se aproximaram da Fazenda Alvorada de onde moradores tiveram que sair às pressas

Publicado em 9 de novembro de 2019 às 22:10

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

A comerciante Édina Pastori, 36 anos, entrou em desespero ao perceber que as labaredas do incêndio que toma conta do pasto e de plantações de eucaliptos se aproximava da casa dela, na Fazenda Alvorada, zona rural de Montanha. “Foi desesperador, tive que tirar as crianças às pressas, peguei uns documentos e saí do jeito que estava”, contou a mulher. Acompanhe o relato do drama vivido pela  comerciante e a família dela na tarde deste sábado (09).

  • Aspas de citação

    A gente via a fumaça nos eucaliptos, mas não sabia onde estava o fogo, se estava chegando ou não. Quando vimos o fogo, ele avançou rapidamente assim como a fumaça. Não sabíamos que o fogo estava muito próximo. Um rapaz de moto passou na estrada, parou e nos avisou que o fogo estava muito próximo. Peguei o carro e fui ver, voltei em casa correndo, pois realmente estava perto e falei “sai todo mundo daqui”. Sem falar que as crianças ainda se trancaram em casa achando que iriam se proteger, quando comecei a gritar. Aí ficamos do lado de fora e elas trancadas dentro de casa, sem saberem abrir a porta. Até que conseguimos que eles abrissem para que pudéssemos sair da fazenda.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Foi um desespero, pois estávamos com cinco crianças em casa, sendo dois filhos meus, ainda havia dois casais de amigos, eu e meu marido na minha casa. Mas como é uma fazendo, ainda tinha a casa de funcionários e de outros moradores. Também pegamos os cachorros antes de sair com carro.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Um rapaz do corpo de bombeiros havia estado na fazendo e avisado que poderíamos ficar tranquilo, pois havia uma estrada na direção da minha casa, então, o fogo não se aproximaria pois não passaria dali.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Foi o tempo de pegar uns documentos das crianças, sem saber o que poderia acontecer, e as coloquei no carro. Peguei os cachorros também e sai. Era muita fumaça. Os moradores das outras casas tiveram que sair também. Meu marido e um funcionário ainda ficaram para tirar os cavalos da pastagem. Foi desesperador, ficar sem ver nada direito por causa da fumaça e as labaredas se aproximando. Chorei muito. Senti que estava inalando fumaça, mas conseguimos sair com rapidez e adrenalina.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Voltei por volta das 19 horas. Queimou a pastagem toda, menos as casas, e o fogo continua a cerca de 200 metros de casa. Mas o vento está contrário, levando o fogo para o outro lado com o vento tocando para a cidade. Mas essa noite não vamos dormir em casa, vamos dormir na casa de amigos no centro da cidade, em especial devido às crianças. Ainda há muita fumaça e também por causa do susto.

    Aspas de citação

Até na noite deste sábado, uma equipe do Corpo de Bombeiros fazia o trabalho de contenção das chamas usando um carro pipa da prefeitura. De acordo com a assessoria da corporação, o incêndio foi em vegetação e nenhuma casa foi atingida. O início do fogo pode ter sido provocado devido à intensidade de calor e à grande estiagem na região.  Não há informações sobre o tamanho da área destruída pelas chamas.

O secretário de Comunicação da Prefeitura de Montanha, Marcos  Coutinho, disse que a prefeitura também disponibilizou homens da defesa civil e dos serviços urbanos para ajudar na contenção do fogo. "Foram criados aceiros  com as máquinas da prefeitura para impedir que chegasse a dois bairros e ao Ifes. Além disso, trabalhamos juntamente com os Bombeiros para conter as chamas. Agora à noite, os focos diminuíram bastante, mas acreditamos que até amanhã deva estar controlado", observou o secretário. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais