> >
Pedra cai de barranco e quase atinge três pessoas em Colatina

Pedra cai de barranco e quase atinge três pessoas em Colatina

Pedaço de rocha deslizou de uma área de risco no bairro Maria Ismênia, depois das chuvas

Publicado em 15 de novembro de 2019 às 14:43

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Pedra deslizou da lateral da escadaria que fica no bairro Maria Ismênia(Reprodução | TV Gazeta Noroeste)

Por pouco, uma pedra de aproximadamente um metro de comprimento não atingiu três pessoas que estavam na porta de um prédio. Depois dos últimos dias de chuva, o pedaço de rocha deslizou de uma encosta que fica no bairro Maria Ismênia, em Colatina, no Noroeste do Estado. O susto aconteceu no início da noite desta quinta-feira (14).

Aposentada, Maria Zorthea nem conseguiu dormir esta noite, tamanha preocupação. “Na hora em que a pedra caiu, uma visita estava indo embora e só não tinha saído porque o guarda-chuva emperrou. Na hora, eu achei que tinha desmoronado um prédio. Foi um susto muito grande”, desabafou ela, que tinha ido ao quintal, minutos antes, para alimentar os gatos.

A professora Edileuza Caser com a mãe Maria Zorthea: por pouco não foram atingidas pela pedra. (Reprodução | TV Gazeta Noroeste)

Com o peso e a força do impacto, a pedra destruiu as plantas e o canteiro, que delimitava o terreno do prédio onde a idosa mora com a filha, que é cadeirante. Além delas, no local também vivem mais três famílias. O imóvel fica ao lado de uma área que passou a ser considerada de risco, após as fortes chuvas de 2013, e que ainda não teve as obras de contenção concluídas.

O pouco feito no local só serviu para aumentar o medo da professora Edileuza Caser. “Quando começaram a tirar a vegetação, eu me preocupei, porque ela ajudava a segurar a terra. Eu moro há 38 anos aqui e nunca vi nada parecido. Atrás do meu quarto tem outras pedras que oferecem perigo. A minha vida não tem preço”, disse ela, apavorada.

OBRAS PARADAS DESDE SETEMBRO

A obra que é aguardada por essas duas moradoras de Maria Ismênia faz parte de um pacote que contempla serviços de contenção nos bairros São Braz e Nossa Senhora Aparecida – onde a população também continua esperando. Em março deste ano, a Prefeitura de Colatina começou a trabalhar nos locais, mas desde setembro nada foi feito.

No aguardo das obras de contenção: bairro São Braz, com lonas rasgadas. (Reprodução | TV Gazeta Noroeste)

A paralisação aconteceu por causa de uma recomendação do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), que considerou ilegal dois aditivos dados à empresa, no valor de R$ 272 mil. Além disto, o município também teria iniciado as obras sem a garantia de que teria o dinheiro em caixa para concluir os trabalhos.

Enquanto isso, a população segue insatisfeita. “É um empurra-empurra. Há uns três ou quatro meses, vieram e colocaram as lonas. Agora já está tudo rasgado. Foi uma perda de tempo e dinheiro. É mais uma época de chuvas esperando. Não só eu, mas outras pessoas também estão em risco”, resumiu o soldador Placidino Damascena.

Casados, Placidino e Fátima Suely Damascena têm medo que a casa desmorone com as chuvas. (Reprodução | TV Gazeta Noroeste)

Ao todo, as três obras devem custar cerca de R$ 3,9 milhões e têm precisão de ficarem prontas em dezembro do ano que vem. Ou seja, mais um ano de medo para a dona de casa Fátima Suely Damascena. “O medo é que tudo desmorone. Nossa casa está bem em cima dessa área. O que nos resta é torcer para não chover muito e esperar”, afirmou.

PROVIDÊNCIAS?

Por meio de nota, a Prefeitura de Colatina garantiu que a Defesa Civil já visitou o local onde a pedra caiu e atestou que não há mais riscos. A Secretaria de Obras ficará responsável pela remoção da que deslizou. Já em relação às obras, o município disse apenas que trocará as lonas que rasgaram, sem informar qualquer data para retomada.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais