> >
Após decisão judicial, passagem de ônibus em São Mateus é reajustada

Após decisão judicial, passagem de ônibus em São Mateus é reajustada

O aumento é referente ao reajuste de 2019 e passa a valer a partir desta segunda-feira (10)

Publicado em 10 de fevereiro de 2020 às 13:52

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O reajuste só está sendo executado após a Justiça conceder uma liminar autorizando o aumento. (TV Gazeta Norte/Reprodução)

Moradores da cidade de São Mateus, na região Norte do Espírito Santo, que dependem do transporte público começaram a semana com aumento no preço da passagem. A partir desta segunda-feira (10), o valor da tarifa nos ônibus municipais será reajustado em 3,4%, passando de R$ 2,95 para R$ 3,05.

O reajuste é referente ao ano de 2019 e só está sendo executado após a Viação São Gabriel, responsável pela operação do transporte público no município, conseguir na Justiça uma decisão para aumentar a tarifa.

O aumento nas passagens de ônibus foi proposto no ano passado, mas a Prefeitura de São Mateus não autorizou o reajuste. A empresa, então, ingressou com um pedido na Justiça para conseguir executar o novo valor, decisão que só saiu neste ano.

Por nota, a Viação São Gabriel explicou que “o novo valor da tarifa está de acordo com o contrato firmado com a prefeitura”, e que “somente foi permitido agora, através de uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado”. Ainda segundo a empresa, “o reajuste se trata de uma atualização do preço da tarifa, somente para adequá-la a inflação do período”.

O QUE DIZ A PREFEITURA

Em entrevista à TV Gazeta Norte, o secretário de Obras, Infraestrutura e Transporte, Valter Luiz Pigati, explicou que o prefeito Daniel Santana é contra os aumentos. “Esse contrato ele foi feito na gestão passada, foi dada uma concessão para a Viação São Gabriel de 30 anos, foi aprovado pela Câmara, só que o atual prefeito não concorda de dar o aumento tendo em vista a crise que existe, a falta de emprego. Então ele é taxativo, ele não concorda com o aumento. Toda vez que é mandado para lá, por duas vezes, já foi negado o aumento”, disse.

Este vídeo pode te interessar

A Prefeitura de São Mateus foi questionada se pretende ou não recorrer da decisão judicial, mas até o momento ainda não pronunciou sobre o assunto.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais