> >
Com ajuda de mão mecânica, gestora do Parque Pedra Azul escala monte pela 1ª vez

Com ajuda de mão mecânica, gestora do Parque Pedra Azul escala monte pela 1ª vez

Sem um dos braços, Daniela Nicioli contou com a ajuda do amigo instrutor para desenvolver uma prótese que tornasse possível a escalada

Publicado em 30 de dezembro de 2019 às 13:53

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Daniele escala o pico com a mão mecanica. (Naudimar Fernando Tenis)

Há quem espere o novo ano começar para encarar novas aventuras. Mas para a gestora do Parque Pedra Azul, em Domingos Martins, Daniela Nicioli, o melhor momento é agora. Mesmo sem um dos braços, a gestora conseguiu chegar ao topo da Pedra Azul.

Gestora do parque há dois anos, Daniela conta que a escalada sempre pareceu impossível para ela, até que o bombeiro civil, condutor ambiental e instrutor de técnicas e resgate vertical Naudimar Fernando Tenis propôs o desafio.

Aspas de citação

Eu resolvi reunir os instrutores para orientar e dizer que, como gestora, não poderia acompanhar a trilha. O Naudimar disse que poderia ter um jeito e me perguntou se eu queria tentar, e eu topei”.

Daniela Nicioli
Gestora do Parque Pedra Azul
Aspas de citação
Daniele e Naudimar escalam o pico juntos. (Naudimar Fernando Tenis)

O bombeiro desenvolveu a mão mecânica e acompanhou Daniela em todos os 1.822 metros do trajeto até o topo do pico. Além das dificuldades com a prótese, os dois ainda enfrentaram a dificuldade do mau tempo durante a descida, “Foi uma conquista para ela, e uma vitória para todos nós por causa das dificuldades do tempo”, afirmou Naudimar.

Aspas de citação

Foi uma experiência maravilhosa. Eu conhecia a trilha, mas para mim era impossível até ele falar que era possível. O Naudimar é sempre muito animado e positivo, tornou o desafio menor para mim

Daniela Nicioli
Gestora do Parque Pedra Azul
Aspas de citação

Daniela ainda conta que, para ela, esse é só o começo. Com a ajuda da prótese e do amigo instrutor, ela pretende encarar em 2020 o Pico do Forno Grande, em Castelo.

Este vídeo pode te interessar

Com a realização do sonho, e o desejo de continuar com a iniciativa, a gestora vê a possibilidade de fazer um plano de acessibilidade para que, assim como ela, outras pessoas possam ter a chance de viver essa experiência.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais