> >
Vitória avalia estacionamento para comerciantes na Leitão da Silva

Vitória avalia estacionamento para comerciantes na Leitão da Silva

Comerciantes solicitaram autorização para implantar vagas de 45 graus em calçadas mais amplas. Prefeitura fez troca de placas, nesta sexta-feira (6), liberando estacionamento na pista aos sábados, domingos e feriados a partir deste sábado (7)

Publicado em 6 de dezembro de 2019 às 17:11

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Motoristas seguem estacionando veículos irregularmente na Leitão da Silva. (José Carlos Schaeffer)

A Prefeitura de Vitória está avaliando a possibilidade de liberar espaço para estacionamento na Avenida Leitão da Silva. A informação foi passada, por nota, pela Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, que não detalhou onde estuda a implantação das vagas, mas comerciantes reforçam que não pleiteiam que as vagas sejam na pista. A demanda é antiga e, segundo lojistas, é importante para a retomada do comércio no local.

Segundo o presidente da Associação das Empresas da Avenida Leitão da Silva (Assemples), Wellington Gonçalves, os lojistas que têm comércio na avenida se reuniram com representantes da prefeitura na última terça-feira (3). Na ocasião, os comerciantes solicitaram a inclusão de estacionamento em locais pontuais, onde há grande espaço na calçada e seja possível implantar vagas em 45 graus.

“De nenhuma forma queremos que seja utilizada a terceira faixa da avenida para estacionamento. Nosso pedido é para que os comerciantes possam disponibilizar estacionamento em locais pontuais, onde a calçada é ampla. De acordo com a legislação, por alguns centímetros não conseguimos fazer o recuo para os carros. Nosso diálogo com a prefeitura é em busca dessa possibilidade”, explicou.

Ainda segundo Gonçalves, representantes da prefeitura estiveram na avenida nesta quinta-feira (5) observando os locais citados pela associação, que agora aguarda uma resposta da administração municipal.

Enquanto avalia a demanda dos comerciantes, a prefeitura finalizou a instalação de placas de proibido estacionar na Leitão da Silva, com exceção de sábados, domingos e feriados, na manhã desta sexta-feira (6). No entanto, em locais onde a sinalização já estava aplicada, motoristas seguiam desrespeitando a indicação e estacionando veículos em local indevido.

Equipes da prefeitura colocaram placas permitindo estacionamento apenas nos fins de semana e feriados. (José Carlos Schaeffer)

A reportagem de A Gazeta esteve no local e constatou a presença de agentes da Guarda de Trânsito. Eles disseram que ainda não começaram a fazer as autuações. O motivo, porém, não foi explicado.

O OUTRO LADO

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) se pronunciou, por nota, informando que “a via está sinalizada e que avaliações em todo o percurso da avenida estão sendo feitas para pontuais ajustes”.

Disse ainda que “a possibilidade de estacionamento em dias úteis está sendo avaliada com os comerciantes, mas que em ruas de acesso à via há vagas para os veículos estacionarem”.

A secretaria também pontuou que “fará ações de educação para o trânsito no local, junto a motoristas, ciclistas e pedestres, e que caso um munícipe presencie irregularidades na região, pode ligar para o 190 e fazer a denúncia”.

Este vídeo pode te interessar

Sobre a fiscalização por parte da Guarda Municipal, a prefeitura foi questionada se as autuações já aconteceram e quantos motoristas já foram multados na Leitão da Silva. Esta matéria será atualizada assim que houver o retorno.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais