Repórteres relembram captura de Edmilson Cândido do Rosário no ES

Profissionais contam em vídeo os bastidores da reportagem policial na década de 1980

Publicado em 19/09/2019 às 13h32
Atualizado em 19/09/2019 às 16h50

O plantão do dia 11 de agosto de 1988 já estava no fim quando uma informação chegou à redação de A Gazeta e lançou a repórter em início de carreira Cláudia Gregório para sua primeira grande cobertura.

Edmilson Cândido do Rosário, o bandido mais perigoso do Estado, estava sendo perseguido pela polícia, no Centro de Vitória. E foi para lá que a jornalista seguiu junto com Roberto Pratti, que na época era assistente de cinegrafista.

"Eu lembro que foi numa segunda-feira. Havia pouco tempo que eu estava na rua fazendo reportagem, eu mal sabia segurar o microfone", conta Cláudia.

Durante o tiroteio, Edmilson foi baleado e levado pelo policiais para o hospital. "Quando chegamos, vi a polícia carregando o Edmilson e colocando ele dentro do carro", relata Pratti.

Pela extensa ficha criminal, com roubos e assassinatos, Edmilson se tornou temido pela população capixaba na década de 1980. A jornalista Helena de Almeida, que era repórter de A Gazeta na época, conta que celas com segurança reforçada chegaram a ser construídas para o criminoso. "Fiz a primeira entrevista com Edmilson com o coração acelerado porque ele era famoso por já ter matado 79 (pessoas)", conta Helena. 

Você confere no vídeo abaixo esses e outros relatos sobre os bastidores da reportagem policial na década de 1980, que deu origem ao segundo episódio da série de podcast de A Gazeta, Vidas Bandidas. Além de assistir ao vídeo, escute também como Edmilson espalhou terror no Espírito Santo, clicando no play abaixo. 

Assista ao vídeo com os bastidores da reportagem da década de 1980:

Escute a história de terror espalhada por Edmilson clicando no play azul abaixo. Use fones de ouvido para uma melhor experiência:

Clique no play azul abaixo, para ouvir o podcast. Use fones de ouvido para uma melhor experiência.

A Gazeta integra o

Saiba mais
a gazeta

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.