> >
Previsão de mais chuva forte deixa o ES em alerta

Previsão de mais chuva forte deixa o ES em alerta

Chuva deve continuar nos próximos dias e voltar mais forte no domingo, segundo a Defesa Civil. Situação é de alerta principalmente na Grande Vitória

Publicado em 13 de novembro de 2019 às 20:19

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Chuva deixa ruas alagadas no bairro Industrial em Viana. (Fernando Madeira)

As chuvas que atingem o Espírito Santo desde o último sábado trazem preocupação à Defesa Civil Estadual. Isto porque, a previsão é de mais chuva nos próximos dias, o que pode piorar a situação principalmente na Grande Vitória. Ao todo, 18 municípios foram afetados pelo alto volume de água  nas últimas 24 horas (confira na tabela abaixo).

"Quando chove de forma espaça é mais tranquilo, mas o volume de água aqui está muito forte. Estamos acompanhando a previsão, que nos mostra chuvas contínuas com possibilidade de pancadas. De quinta até domingo fica um pouco mais tranquilo, mas de domingo à segunda voltam a ter chuvas mais fortes. E isso nos preocupa muito", declarou o major Pimenta, chefe do departamento de resposta da Defesa Civil Estadual.

Coronel André, coordenador estadual da Defesa Civil, disse que Órgão está em alerta. (Iara Diniz)

Diversas ruas da Grande Vitória ficaram alagadas durante esta quarta-feira (13). Aulas foram canceladas, moradores perderam móveis e muros de casas desabaram. Apesar de até o momento nenhuma ocorrência grave ter sido registrada pelo Corpo de Bombeiros, há risco de deslizamentos nas encostas.  Para evitar maiores danos, a Defesa Civil tem feito um papel conjunto com os municípios, monitorando e emitindo avisos e alertas.

"As áreas de risco da Grande Vitória são muitas porque há muitas encostas. Esse período longo recebendo chuvas é um complicador principalmente nestes locais porque começa a encharcar e pode propiciar um dano maior às residências mais frágeis e também causar dano humano", declarou o coronel André, coordenador da Defesa Civil Estadual.

Até o momento, 43 pessoas foram retiradas de casa por riscos de desabamento. Os registros foram feitos em Vila Velha, Vitória e em Alegre, cidade do sul do Estado apontada pelo Corpo de Bombeiros como a situação mais crítica.  No município, 30 casas foram destelhadas, houve registro de diversos danos materiais e 16 pessoas estão desalojadas. 

SMS PARA ALERTA DE CHUVAS

Moradores de todo o Estado podem receber alertas de chuvas, alagamentos e riscos de deslizamento pelo telefone por meio de um sistema da Defesa Civil Estadual. As mensagens, por SMS, são grátis, e são enviadas de acordo com as atualizações recebidas pelo órgão a respeito da situação das chuvas que atingem o Espírito Santo. 

Previsão de mais chuva forte deixa o ES em alerta

Para receber as mensagens, o morador deve enviar o CEP do local onde mora, trabalha, ou qualquer lugar que ele deseja ser informado da situação, para o número 40199. Ele vai receber uma mensagem de confirmação de cadastro e passará a receber todos os alertas emitidos pela Defesa Civil. 

"É importante que a população saiba deste serviço e se cadastre para que esteja informada de possíveis riscos nos locais onde mora ou frequenta. É um serviço gratuito e que tem como objetivo manter as pessoas atentas", declarou o major Pimenta. 

Bairro Vasco da Gama, em Cariacica. (Fernando Madeira)

A Defesa Civil informou que recebeu relatos de pessoas que são cadastradas, mas não receberam os alertas nos últimos dias. O órgão disse que o serviço está sendo realizado e que as reclamações serão verificadas junto a companhias telefônicas. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais