> >
Prefeitura nega falta de material em unidade de saúde de Cariacica

Prefeitura nega falta de material em unidade de saúde de Cariacica

A secretária, no entanto, admite que novas macas serão compradas e há problema de água no local. Médico se revoltou e quebrou equipamentos do local

Publicado em 16 de maio de 2018 às 15:54

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Secretária de saúde de Cariacica nega que falte materiais básicos na unidade de saúde de Cariacica . (Reprodução/TV Gazeta)

A prefeitura de Cariacica negou que falte materiais básicos para atendimento na Unidade Básica de Saúde de Jardim América, em Cariacica. Segundo a secretária municipal de Saúde, Stéfane Legran Vilaça Macedo, todos os materiais são solicitados no almoxarifado da secretaria e não houve registro de falta. Nesta terça-feira (15), os problemas da unidade de saúde foram denunciados após o médico Aurédio José Gomes, que atende no local, se revoltar e quebrar cadeiras e gavetas. 

Médicos e pacientes denunciaram que não há termômetro, material para aferir a pressão, rebaixador de língua ou estetoscópio. Além disso, falta maca para diagnosticar os pacientes e água para esterilizar os equipamentos. Stéfane, por sua vez, alega que não há registro de falta de material.

“Todo o estoque que temos atendeu ao que foi pedido pela unidade de saúde. Precisamos apurar o que aconteceu. Tenho documentos comprovando. A rotina é: o médico solicita o material, a supervisora vai e pede ao almoxarifado. Ela que tem que gerenciar, mas não houve registro de falta”, declarou.

Segundo a secretária, o único problema que realmente é confirmado pela prefeitura é a falta de água, em alguns momentos, e a falta de macas. No caso da água, ela disse que a Cesan fez uma obra recente na região e reduziu a pressão da água, algo que está sendo resolvido, de acordo com ela. Quando falta água, um carro-pipa é direcionado para a unidade de saúde.

Para o caso das macas ela garantiu que existe um processo de licitação em aberto e que haverá substituição de equipamentos no município, em todas as unidades de saúde. “Já chegaram vários materiais, mas macas ainda vão chegar. Alguns itens ainda temos que abastecer e outros estão na fase de entrega do fornecedor”, explicou.

OBRAS NA UNIDADE

Um dos problemas na unidade é a própria estrutura do local. De acordo com ela, a unidade é antiga e hoje precisa de uma nova estrutura. “A obra está avaliada em R$ 1,5 milhão. Nós decidimos manter o funcionamento com as obras para não prejudicar a população. Para a época em que foi construída, a unidade era ideal e moderna”, explica.

O médico Aurédio José Couto, de 71 anos, foi afastado das atividades na unidade de saúde. Segundo a secretária, todos os pacientes que eram direcionados para ele serão atendidos por outro profissional e ninguém será prejudicado.

CESAN

Este vídeo pode te interessar

Sobre a falta de água na unidade de saúde e fala da secretária sobre obras realizadas pela Cesan, a companhia respondeu que não consta reclamações recentes no sistema de Jardim América, nem no posto de saúde.“Quando recebemos alguma reclamação das unidades de saúde enviamos carro-pipa mesmo quando o problema é interno. O bairro possui abastecimento normal”, afirmou a companhia.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais