> >
Morre idoso de 104 anos que esperava por vaga em UTI

Morre idoso de 104 anos que esperava por vaga em UTI

Faustino Reis, de 104 anos, estava internado na UPA de Carapina com infecção urinária desde a última sexta-feria (9)

Publicado em 17 de março de 2018 às 19:46

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O idoso Faustino Reis, de 104 anos, morreu aguardando uma vaga em uma UTI. (Arquivo Pessoal)

Faleceu na tarde deste sábado (17) Faustino Reis, de 104 anos, que aguardava ser transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de algum hospital público no Estado. O idoso havia sido internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Carapina, na Serra, na última sexta-feira (9), com um quadro de infecção urinária. Segundo a família, a transferência não aconteceu a tempo por falta de ambulância.

Na última quarta-feira (14), o filho de Faustino, Pedro Reis, havia realizado um pedido de transferência na Defensoria Pública de Jardim Limoeiro, também na Serra, mas não teve nenhum retorno sobre a solicitação. O estado de saúde do idoso, segundo a família, era grave. 

Na noite desta sexta-feira (16), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou, por meio de nota, que a busca por uma vaga de internação hospitalar para o paciente estava sendo feita desde o dia 10 de março, quando a solicitação do leito foi cadastrada na Central de Regulação de Internação.

A Sesa chegou a explicar que a busca pelo leito adequado ao perfil do paciente é feita primeiramente na rede estadual, depois na rede filantrópica e, se não houver disponibilidade, é realizada a compra na rede particular, onde em alguns casos não há disponibilidade. No fim da noite desta sexta-feira (17), a pasta enviou uma nota atualizada informando que o paciente seria encaminhado para o Hospital Vila Velha.

No entanto, Pedro informou que na manhã deste sábado (17), o pai não tinha conseguido ser transferido por falta de ambulância, e que a UPA cogitou levar o idoso em uma enfermaria em um hospital em São Torquato, em Vila Velha. A família estava preocupada porque o idoso corria risco de vida e precisava ser internado em uma UTI.

Procurada na manhã deste sábado (17), a Sesa informou, por meio de nota, que desde sexta-feira (16) havia providenciado a vaga na enfermaria para internação de Faustino, como solicitado pela UPA. No entanto, a secretaria informou que não realizou a transferência porque a UPA não tinha sinalizado a necessidade de apoio para transferir o paciente. A pasta disse que a Central de Regulação de Internação continuaria a buscar o leito para atender o idoso, porém ele não resistiu à infecção e morreu.  

Procurada para comentar o caso, a Sesa informou, por meio de nota, que lamenta a morte do paciente e esclarece que na noite desta sexta-feira (16) providenciou a vaga de enfermaria para internação do senhor Faustino, conforme tinha sido solicitado. A secretaria reforçou que a UPA, no entanto, não realizou a transferência nem sinalizou a necessidade de apoio para transferir o paciente.

Ainda de acordo com a nota, na manhã deste sábado (17), a UPA modificou a solicitação da vaga para UTI. Sendo assim, a Central de Regulação de Internação estava buscando o leito que atendesse à necessidade do paciente.

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais