> >
Mercado da Capixaba será concedido seguindo modelo de quiosques

Mercado da Capixaba será concedido seguindo modelo de quiosques

Atualmente, o prédio antigo no Centro está interditado pela Defesa Civil.

Publicado em 1 de julho de 2019 às 15:54

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Mercado da Capixaba, Vitória. (Patrícia Scalzer)

Previsto para ser reformado a partir do início de 2020, o Mercado da Capixaba, no Centro de Vitória, será concedido à iniciativa privada assim que ficar pronto. E a reforma se mostra urgente: atualmente, o histórico prédio no Centro está interditado pela Defesa Civil. A Prefeitura de Vitória quer aprovar na Câmara de Vereadores um projeto que autorize a administração a conceder o espaço para um só concessionário, que vai poder sublocar as 22 lojas existentes no Mercado da Capixaba. O modelo é semelhante ao que foi usado na concessão dos quiosques da Praia de Camburi.

Leonardo Krohling, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV), disse que cada loja terá sua cozinha e será climatizada porque o objetivo da Prefeitura é de transformar o espaço em polo gastronômico.

Mercado da Capixaba será concedido seguindo modelo de quiosques

"Como foco do mercado, a gente quer gastronomia pra que ele seja um atrativo. Temos várias lojas vazias no entorno e a gente quer que, com o mercado forte, as pessoas queiram sair da ala norte da cidade e de outros municípios e ir até o Centro conhecer o Mercado, com um espaço para atração cultural. E aí as lojas no entorno começam a ter mais potencialidade e desenvolver novamente".

A proposta é que o espaço, depois de reformado, tenha 22 lojas equipadas até com instalações para cozinha e ainda um ambiente, de 90 metros quadrados, para atividades culturais, como shows e lançamentos de livros. Além da melhoria estrutural, está prevista a criação de via exclusiva para pedestres na Rua Araribóia, que passará a ficar fechada para carros após a conclusão das intervenções.

A Prefeitura já tem em mãos os projetos executivos de calçada, telhado e fachada prontos. Agora restam os projetos de complementares de sanitário, elétrico e hidráulico, que devem ficar prontos até o início de agosto.

Histórico

Este vídeo pode te interessar

A inauguração do edifício do Mercado da Capixaba aconteceu em novembro de 1926. Com amplo pátio que conta com quatro acessos, o prédio tem formato de um trapézio e marcações em relevo na fachada. Com a construção do Mercado da Vila Rubim, na década de 1960, o Mercado da Capixaba foi mudando de finalidade. Em 1996, foi executada reforma para que passasse a funcionar a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo no local e, mais recentemente, em 2002, houve um incêndio na edificação. Desde 2013, processos foram movidos para desocupação do local, que já corria riscos estruturais, e, no fim de 2018, o espaço ficou completamente interditado pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais